Uma das habilidades e competências que o profissional de marketing multinivel desenvolve naturalmente ao longo do tempo, é a capacidade de falar em público. Mas, não pense que isso ocorre por acaso. Na verdade, é a prática e a repetição que faz com que grandes líderes do MMN percam o medo de falar em público.

O marketing de rede é acima de tudo uma escola de desenvolvimento pessoal e saiba que muitos cursos de oratória por aí, não são capazes de desenvolver uma boa dicção e fazer com que as pessoas falem bem diante de uma plateia, tal como aqueles que se desenvolvem dentro de uma empresa de multinivel.

Como Falar Bem em Público

O objetivo deste artigo é apresentar a você algumas técnicas e dicas sobre como falar em público, sem ter medo de errar e sem se preocupar com o que outras pessoas vão pensar, enquanto você estiver falando. Você verá que a prática é um dos melhores caminhos para aprender essa habilidade. Deixe a fobia e a vergonha de lado, pois vamos mostrar a você que não existe segredo para falar bem em público. Afinal de contas, esse não é um dom que a pessoa já nasce sabendo 100%. Ao contrário, é uma habilidade que se adquire com treinamento e prática.

Dicas Para Falar em Público

Preocupe-se Com o Conteúdo

De maneira geral, sempre que vamos falar em público, é para passar uma mensagem, uma informação ou um ensinamento para várias pessoas ao mesmo tempo. Por isso, preocupe-se sempre em preparar um bom conteúdo antes de falar com as pessoas. Um dos segredos para falar bem, é saber sobre o que se está falando, ou seja, quanto mais você dominar o assunto, melhor. As chances de você gaguejar ao subir em um palco, para falar algo que não domina, são grandes. Portanto, prepare-se com qualidade. Esse é um dos melhores caminhos para evitar o medo de falar em público.

Além disso, você deve procurar passar algo de valor para as pessoas, algo que elas possam aprender, entender e aplicar. Não importa se sua palestra ou oratória não fez sentido para as pessoas, o que importa é que elas tenham levado pelo menos algum ensinamento útil para suas vidas.

Cuide de Sua Voz e de Seu Corpo

A voz é a ferramenta de trabalho de quem fala em público, por isso cuide bem dela. Evite forçar a sua voz nos dias que antecedem sua palestra, treinamento ou apresentação. Minutos antes de subir ao palco, procure fazer um aquecimento vocal, com exercícios que garantirão uma boa dicção, enquanto durar sua fala. Para exposições mais longas, deixe sempre um copo d’água disponível para evitar o ressacamento da garganta.

Cuide da Sua Voz

Cuide bem do seu corpo também. Estudos revelam que a atividade física, horas antes de falar, auxilia diretamente na sua performance durante toda fala. Uma caminhada ou uma ida a academia ajudarão você a se sentir mais leve na hora de falar.

Prepare sua Mente e Seu Estado Emocional

Acredite, de nada adianta ficar nervoso antes de falar em público. Se você seguiu a primeira dica, que é preocupar-se com o conteúdo que será abordado, fique tranquilo, pois você fará um bom trabalho. Por isso, seja confiante e deixe o medo de lado. Uma boa dica antes de falar, é colocar uma música tranquila e relaxante para ouvir em um fone de ouvido, isso ajudará você a baixar a adrenalina e a controlar a ansiedade.

Controle sua mente e então seu corpo também estará sob o seu comando. Se for a primeira vez que você falará para uma plateia, mentalize que somente a prática fará você atingir a perfeição. Não se cobre tanto e deixe as coisas fluírem naturalmente, afinal de contas, não faz sentido se comparar a alguém que já fala em público há um bom tempo. Essa pessoa, certamente ganhou a experiência que tem, ao longo dos meses e anos.

Preocupe-se Com Sua Vestimenta

Se você vai falar em público, mesmo que por um curto espaço de tempo, você será o centro das atenções. Portanto, utilize uma vestimenta adequada para a ocasião. Além disso, preocupe-se em escolher uma roupa que o deixará confortável diante de uma plateia. No caso das mulheres, muito cuidado com os decotes, vestidos ou saias, pois dependendo do lugar em que o palco se encontra, você pode ficar em uma situação constrangedora. Escolha também sapatos que o deixem confortável ao andar e permanecer durante todo tempo da fala, em pé.

Saiba Que Você Está no Controle

Uma coisa é certa: o comunicador detém o poder. Portanto, fique despreocupado. Um dos pontos que está atrelado ao medo de falar diante de uma plateia, é o medo de ser alvo de críticas. Por isso, não pense que as pessoas estão lá para te criticar. Pense que elas estão lá para te prestigiar. Isso te dará muito mais confiança e firmeza no momento de sua fala, ou de sua palestra.

Você Está no Controle

Se por ventura, alguém da plateia ficar de gracinha ou atrapalhando o andamento do seu trabalho, faça uma pequena pausa, olhe diretamente para a pessoa, respire fundo e continue. Caso a pessoa permaneça atrapalhando, gentilmente, peça para ela se retirar do ambiente. Você está no controle!

Certifique-se Que Tudo Está Funcionando

Em geral, quem fala em público, utiliza alguns recursos durante sua palestra. Por isso, se você for utilizar slides, por exemplo, certifique-se que a apresentação está rodando corretamente. Se a mesma contém vídeos, veja se eles estão tocando normalmente e se o som também está OK. Por falar em slides, outra dica importante é não ficar olhando demasiadamente para eles durante sua fala. Prepare apresentações cujos slides sirvam de “lembretes” para sua fala. Ou seja, aqueles que você bate o olho e já sabe o que vai falar.

Caso você não seja o próprio responsável pelo local em que se apresentará, peça para que alguém verifique o microfone, luzes, sistema de ventilação, palco, etc. Enfim, quanto mais verificações prévias, menor a chance de algum problema surgir na hora do evento.

Foque em Sua Fala e Não na Audiência

Se você prestar atenção em tudo que acontece em uma plateia, certamente você não conseguirá se concentrar e consequentemente não fará um bom trabalho. Uma das técnicas para evitar distrações, é concentrar-se em sua fala. Isso mesmo, comece a falar e a escutar somente aquilo que você está falando. Dessa forma, não ficará de ouvido antenado em cada barulhinho que acontece ao seu redor. Portanto, foco é a palavra-chave para não se aborrecer com sons de cadeira, pessoas levantando, cochichando, sons externos (caso dê para ouvir barulhos de uma rua próxima ou coisa do tipo).

Observe a Velocidade, Tom de Voz e Engajamento

Durante sua fala em público, fique atento a sua voz, na velocidade em que você fala. O ideal é ter um meio termo, ou seja, não fale muito devagar, mas também não fale tão rápido. Coloque sua voz em um tom agradável, que seja suave e ao mesmo tempo firme.

Procure criar um engajamento com a plateia. Uma boa forma de fazer isso, é fazendo perguntas, solicitando que as pessoas façam reflexões, dando exemplos práticos que vão de encontro ao que você está falando. Você pode aplicar essas táticas em cada abertura de um novo tópico de sua fala. Isso costuma funcionar muito bem e evita que as pessoas percam o foco durante a apresentação.

Outra forma de prender a atenção da plateia, é contando histórias. As pessoas amam histórias. A verdade é que quase ninguém consegue guardar todas informações que são compartilhadas durante um treinamento, uma aula, uma palestra ou um discurso. Mas, as histórias têm poder. Além de conectar o palestrante com o público, a história é mais simples de ser lembrada. Portanto, utilize esse recurso sempre que for possível.

Fique Atento ao Tempo

Uma coisa é certa: ninguém gosta daquela pessoa que começa a falar e perde a noção do tempo. Para falar em público, você precisa respeitar sua audiência. Prepare-se para fazer sua apresentação dentro do tempo que lhe foi destinado. Nada de “encher linguiça” para parecer que passou mais conteúdo. Foque na mensagem que é de fato importante e que irá agregar algo de valor na sua fala.

Gerenciamento do Tempo

Em eventos de grande porte, é comum ter relógios no palco, com a contagem regressiva do tempo que lhe falta durante sua fala. Mas, em palestras menores você pode combinar com alguém, para que essa pessoa lhe mostre uma plaquinha, informando o tempo restante. Dessa forma, você terá a noção exata da velocidade que precisa impor, para não estourar o tempo.

Encerre Com Chave de Ouro

Depois de seguir todas as dicas listadas neste artigo, você estará muito próximo de conseguir falar bem em público. Mas, para realmente arrasar em sua fala, prepare-se para fazer um fechamento com chave de ouro. Muitas pessoas, escolhem frases marcantes para encerrar uma apresentação e, de fato, isso costuma funcionar muito bem. Portanto, quando estiver preparando sua apresentação em público, pense em algo legal para o encerramento e prepare-se para as palmas! Você vai dar show!

Peça Feedbacks

Para que suas próximas falas em público sejam ainda melhores, peça o feedback verdadeiro de pessoas que você conheça e que estiveram presentes em sua apresentação. Se for possível, leve alguém próximo de você em suas apresentações e peça para que ele lhe dê algumas dicas do que você pode melhorar. Você pode perguntar coisas do tipo:

  • O meu tom de voz ficou bom?
  • A velocidade que eu falei foi boa?
  • Na sua percepção, a plateia estava focada e engajada?
  • A abertura e o encerramento foram bons?
  • A minha presença de palco foi boa?
  • O que você acha que eu posso melhorar?

Lembre-se que sua melhor apresentação será sempre a próxima. Afinal de contas, falar bem em público é uma habilidade que se adquire com muita prática. Anote os pontos que podem ser aperfeiçoados a cada fala e procure melhorar na próxima. Aceite críticas construtivas e desenvolva todo o potencial que existe dentro de você!