Aqui no MMN de Sucesso, já falamos sobre como recrutar pessoas para marketing multinivel, mostrando a você as principais técnicas de recrutamento que podem ser utilizadas. Mas, com o avanço da tecnologia, nossa audiência nos pede, diariamente, dicas sobre como recrutar pessoas pela internet. Por isso, resolvemos produzir um guia completo para você dar seus primeiros passos no marketing multinivel digital. Continue lendo para aprender!

Antes de Começar

A primeira coisa que você precisa ter em mente, é que no MMN, tudo o que funciona é aquilo que pode ser duplicável. Portanto, a estratégia de recrutar pessoas pela internet, deve ser um complemento das atividades básicas e geradoras de renda que a sua empresa de multinivel e a sua liderança promovem. Ou seja, nada substitui o processo de criar uma lista de nomes, contactar e convidar pessoas, apresentar o plano, acompanhar os prospectos e fazer o fechamento. Isso precisa ficar bem claro em sua mente.

Outro ponto importante é que quando falamos em recrutamento pela internet, precisamos falar de marketing pessoal. Antes de iniciar qualquer trabalho online, você precisa certificar-se que a imagem que você está passando para as pessoas através da internet, é uma imagem boa. Em outras palavras, não comece a trabalhar com o marketing digital antes de revisar as coisas que você já publicou no seu Facebook, Instagram, LinkedIn e demais redes sociais. Afinal de contas, é por lá que as pessoas (que são seu contato frio) irão tirar conclusões sobre você. Portanto, a pergunta que fica é: analisando friamente suas redes sociais, você teria coragem e confiança de se cadastrar consigo mesmo?

Fique Atento

Lembre-se que naturalmente as pessoas já possuem objeções e medos de iniciar um negócio novo. Quando falamos de recrutamento online, a desconfiança e o receio aumentam ainda mais. Portanto, você só terá sucesso ao recrutar pessoas pela internet, se fizer isso com extremo grau de profissionalismo. Nesse modelo, não há espaço para amadorismo.

Como Recrutar Pessoas Pelo Facebook

Quando o assunto é internet, nada melhor do que explorar os recursos da maior rede social do mundo. Por essa razão, começaremos falando sobre como recrutar pessoas pelo Facebook, afinal de contas, é lá que a maioria das pessoas “passa o tempo” na internet. Como já citamos anteriormente, no recrutamento pelo Facebook, não há espaço para amadores. Portanto, nem pense em enviar mensagens com seu link de cadastro nos comentários de publicações da página oficial da sua empresa, ou ainda, enviar mensagens em grupos do Facebook (grupos de vendas, notícias da cidade, etc), pois esse tipo de ação não surte efeito e ainda “queima o seu filme”.

Recrutar Pessoas Pelo Facebook

Divulgar em seu perfil pessoal que você está trabalhando com determinada empresa de MMN ou está em busca de pessoas interessadas em renda extra, também não é a forma correta e profissional de se recrutar pessoas pela internet. Mandar mensagens pelo Facebook para seus amigos, com vídeos de apresentação do plano, sem sequer ter comentado sobre o assunto com eles, também não o ajudará a cadastrar novas pessoas em sua rede.

Agora que você já sabe tudo aquilo que NÃO deve ser feito, é hora de aprender o passo a passo correto para entender como criar uma máquina de recrutamento de pessoas pela internet, que funcione de forma automática e escalável.

Criar Uma Página no Facebook

Para iniciar suas atividades de marketing digital no multinivel, você precisará criar uma página no Facebook. Se você não sabe, existe uma diferença entre ter um perfil no Facebook (provavelmente algo que você já tem) do que ter uma fanpage. A principal diferença é que no seu perfil você adiciona as pessoas que conhece, enquanto que na página, as pessoas que estão ali não são seus “amigos” e sim pessoas que curtiram sua fanpage.

Enquanto que no perfil normal você só pode ter 5.000 amigos, quando você tem uma fanpage, não existe limite para trabalhar, pois você pode ter milhões de curtidas e seguidores. Além disso, com uma página criada, você pode fazer anúncios e impactar o público-alvo desejado nos locais que você escolher.

Para criar sua página no Facebook, siga os passos abaixo:

  • 1. Acesse: https://www.facebook.com/pages/create
  • 2. Selecione a opção: “Artista, banda ou figura pública”
  • Criar Página no Facebook - MMN - Passo 01

  • 3. Clique sobre o botão “Escolha uma categoria” e selecione a opção “Empreendedor”
  • 4. Clique no campo “Nome”, entre com seu nome e sobrenome, depois clique no botão “Começar”
  • Criar Página no Facebook - MMN - Passo 02

  • 5. A partir daí, basta seguir as instruções que aparecerem na tela

Após criar sua página no Facebook, insira uma foto de perfil, uma foto de capa e preencha o máximo de informações possíveis, informando seus dados de contato (telefone, Whatsapp, e-mail e site, se tiver um). Como citamos anteriormente, você precisa trabalhar essa página de forma profissional, por isso selecione muito bem as fotos que irá definir tanto para perfil, como para capa, bem como as que publicará ao longo do tempo.

Procure utilizar essa página para gerar valor às pessoas que lhe acompanham pelo Facebook, compartilhando informações relevantes para sua audiência. Antes de iniciar os anúncios que serão utilizados para atrair pessoas para o seu negócio de marketing de rede, preocupe-se em popular sua página do Facebook, com algumas fotos, mensagens e até mesmo vídeos. Lembre-se: a ideia é que você transmita às pessoas o desejo delas fecharem um negócio com você. A dica aqui é entrar nas fanpages dos principais líderes da sua empresa e observar a maneira que eles trabalham na rede social.

Dica extra para que a sua página no Facebook seja um sucesso: interaja com as pessoas, respondendo todos os comentários de publicações e mensagens diretas que receber através da página. Dessa forma você cria engajamento com os fãs e potencializa seus resultados no Face.

Como Fazer um Anúncio de Marketing Multinivel no Facebook

Agora que você tem sua página no Facebook, já pode elaborar os anúncios de marketing multinivel que serão utilizados para atrair as pessoas. Para isso, existem basicamente dois caminhos. O primeiro, voltado para usuários iniciantes e o segundo para usuários avançados, que já detém algum conhecimento de Facebook Ads.

Quem tem pouca ou nenhuma experiência com anúncios no Facebook, pode fazer uma publicação a partir da própria página. Basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse a página do Facebook que você criou;
  • Logo abaixo da foto de capa, clique no ícone “…” e em seguida na opção “Criar anúncio”;
  • Anunciar no Facebook (Passo 1)

  • Selecione a opção “Tráfego”, dê um nome para sua campanha e clique em “Continuar”;
  • Anunciar no Facebook (Passo 2)

  • Na tela seguinte, você encontrará uma opção chamada “Público” e ela é uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso do seu anúncio. Confira as dicas abaixo, para não errar:
  • Anunciar no Facebook (Passo 3)

  • 1) Informe para pessoas de qual lugar (País, estado, cidade) que você quer que o seu anúncio apareça;
  • 2) Informe as características das pessoas (Idade, gênero, idioma);
  • 3) Informe os interesses, dados demográficos e comportamento das pessoas que você deseja atingir (Repare que você ainda pode excluir um grupo específico de pessoas. Para fazer isso, basta clicar em “Excluir pessoas” e informar o perfil de pessoa que você NÃO deseja atingir com os anúncios;
  • 4) Conforme você preenche as opções, o Facebook lhe informa o alcance do seu anúncio. O ideal é que ele fique mais próximo do “específico”, para que você atinja as pessoas certas.
  • Depois de configurar o público-alvo, é hora de definir o valor que você deseja investir, a data em que os anúncios serão vinculados e como o Facebook deverá otimizar seus anúncios (por cliques ou pelo número de vezes que ele é exibido). O ideal é testar, criando uma campanha por cliques e outra por impressões e ver qual delas traz os melhores resultados.
  • Anunciar no Facebook (Passo 4)

Estrutura do Anúncio de Marketing Multinivel no Facebook

Depois de configurar todas as etapas anteriores, é hora de partir para o último passo, que é a criação do anúncio em si. Ou seja, definir se você utilizará uma ou mais imagens ou um vídeo para atrair as pessoas, além de incluir a chamada de texto e conteúdo que estará presente no anúncio. No exemplo abaixo, utilizaremos o modelo de anúncio com imagem única.

Depois de decidir qual formato de anúncio você utilizará, é hora de escolher as imagens. Você poderá usar imagens que já possui ou utilizar gratuitamente as imagens do banco de dados do Facebook.

Criar Anúncio no Facebook

  • Lembre-se que o formato de anúncio que estamos ensinando você a criar, consiste em direcionar as pessoas do Facebook para o seu site, em uma página na qual a pessoa possa preencher um formulário e entrar em contato com você. Por isso, no ponto número “1”, você precisa informar a URL dessa página. Pois, quando a pessoa que vê o anúncio, clicar nele, a mesma será redirecionada para essa página;
  • No ponto “2” você precisa criar uma chamada criativa, a qual desperte a atenção e o interesse da pessoa. Use a criatividade e evite textos que façam alusão a dinheiro fácil;
  • Depois de criar a chamada, é hora de incluir o texto que a pessoa lerá no anúncio. No ponto “3”, crie um conteúdo interessante, que desperte no internauta o desejo de clicar e conferir a oportunidade;
  • No ponto “4”, você poderá visualizar como o seu anúncio será exibido nos formatos disponíveis que o Facebook oferece para publicidade;

Você Ainda Não Tem Um Site?

Como falamos no início deste artigo, recrutar pessoas pela internet é uma tarefa que deve ser desenvolvida de forma profissional. Portanto, é altamente recomendado que você tenha um site próprio, até mesmo para passar mais confiança e credibilidade para as pessoas que irão se cadastrar com você. Mas, se você ainda não tem um site, existe uma alternativa que permite você iniciar o marketing digital de forma simplificada.

Através da ferramenta LeadLovers, você consegue criar páginas de captura, para que as pessoas interessadas nos seus anúncios possam entrar em contato com você. Com a LeadLovers, você cria páginas de forma simples e pode ainda fazer uso de diversos modelos prontos. Além disso, você pode capturar o e-mail das pessoas e nutrí-las com informações via e-mail, construindo um fluxo de automação que permite disparar e-mails de forma automática para as pessoas.

Em breve traremos mais novidades sobre recrutar pessoas pela internet. Por isso, fique ligado em nosso site e compartilhe esse conteúdo com toda a sua equipe. Sucesso!