O objetivo deste artigo é mostrar a você a diferença entre pirâmide e marketing multinivel, uma dúvida muito comum de quem tem contato com esse modelo de negócios. Certamente você já ouviu muitas pessoas falarem sobre esses dois termos, e confundirem o significado de cada um deles, pirâmide financeira e marketing multinivel. Então, como saber diferenciar cada uma dessas modalidades?

Marketing multinivel x Piramide

Primeiramente, você deve entender que a prática de pirâmide financeira no Brasil é crime. Por isso, sempre que você receber uma proposta para ganhar dinheiro muito rápido, fácil, sem esforço e sem de fato ter que trabalhar, cuidado! Você pode estar sendo apresentado a um “esquema” de pirâmide financeira. Entenda que nos esquemas de pirâmide, pode sim, ter um produto em jogo sendo oferecido para os participantes venderem. Essa seria uma forma de disfarçar a pirâmide. Portanto, é preciso analisar cautelosamente a empresa, ver suas referências e ver os produtos que ela comercializa.

Diferença Entre Pirâmide e MMN

No modelo do marketing multinivel, os profissionais se beneficiam basicamente de duas formas: através da venda direta de produtos ou da formação de equipes. Com a venda direta, o profissional recebe um percentual de ganhos a cada venda de um ou mais produtos da empresa. Aqui, vale à pena abrir um parênteses para destacar que nas empresas sérias de MMN, os produtos são de extrema qualidade, vendidos a um preço justo e com aceitação de mercado. Dentre os diversos tipos de produto, podemos citar: itens de perfumaria, cosméticos, maquiagens, bem-estar, vestuário, itens para casa, etc.

A segunda forma de ganho do profissional que entra para uma empresa de marketing multinivel, é oferecida às pessoas que querem ir além das vendas diretas, ou seja, àquelas que querem trazer mais pessoas para o negócio. De acordo com o plano de marketing de cada empresa de MMN, o distribuidor independente irá se beneficiar por compartilhar a ideia com outras pessoas, trazendo novos integrantes para o negócio, formando assim sua rede. Por isso, o marketing multinivel é também conhecido como networking marketing ou marketing de rede.

Gera e Recolhe Impostos

No modelo multinivel, todo o processo gera e recolhe impostos e tem a garantia de devolução ou desistência do negócio, muito diferente do “esquema” pirâmide, no qual os produtos e serviços não tem valor comercial ou muitas vezes nem existem. Nesse esquema, apenas o recrutamento é estimulado ao máximo, com a promessa de dinheiro fácil e rápido, mas quem realmente ganha são os primeiros que entraram no negócio.

O profissional que trabalha com MMN, via de regra, não é obrigado a vender uma quantidade mínima, e ganhará um percentual justo sobre as vendas realizadas. Já no esquema de pirâmide, a pessoa tem metas, tem de trazer outras pessoas para o negócio e só assim ela começará a ganhar. Na pirâmide, sempre quem está acima ganhará mais do que quem está abaixo. Por outro lado, no marketing multinivel isso não acontece, pois o MMN é um sistema meritocrático, que remunera mais quem de fato produziu mais para a empresa, em termos de vendas e faturamento gerado por ele e sua rede.

Uma das formas de verificar se você foi convidado a participar de um negócio sério de MMN ou de um esquema, é avaliando se a empresa está associada a ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, que desde 1980 tem atuado para proteger e desenvolver a venda direta no Brasil. Toda empresa associada é avaliada pelo conselho de ética e após aprovado pelo conselho diretor, também estão obrigadas a cumprir com os códigos de ética da associação ABEVD, que são os mesmos adotados pela Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas. Para consultar as empresas sérias que estão associadas à ABEVD, basta acessar www.abevd.org.br.

Outro ponto interessante entre uma pirâmide e o marketing de rede, é que no segundo formato, os consumidores desejavam de fato comprar aquele produto comercializado pela empresa de marketing multinivel. Já no caso da pirâmide, as pessoas não desejavam comprar aquele produto, elas só compraram graças credibilidade de quem a abordou para apresentar a empresa. No fim das contas, quem participa de pirâmides, quer é entrar nessa rede, nesse grupo, para que ela também possa indicar outras pessoas para ela também ganhar. Como na pirâmide não movimentação de produtos, somente o recrutamento é estimulando e a empresa não tem sustentação quando não há a entrada de novos membros, desmoronando assim, em algum momento.

Vídeo Explicativo da ABEVD

Para entender de uma vez por todas a real diferença entre pirâmide e marketing multinivel, assista ao vídeo abaixo e compartilhe este nosso artigo com as pessoas da sua equipe.

Infográfico

Marketing Multinivel ou Pirâmide?

Marketing Multinivel

  • Existem produtos ou serviços;
  • Ganhos proporcionais aos esforços;
  • Gera e recolhe impostos;
  • Garantia de devolução ou desistência;
  • Foco no desenvolvimento de pessoas;
  • Sistema legal de distribuição;
  • Possuem espaço físico para apoio;

Pirâmide Financeira

  • Não vendem nada e não prestam serviço;
  • Os primeiros que entram ganham mais;
  • Não existe recolhimento de impostos;
  • Não há garantias de devolução;
  • Foco em esconder as informações;
  • Sistema totalmente informal;
  • Não possuem espaços físicos para apoio;

A Importância em Diferenciar Pirâmides de Empresas de MMN

Este vídeo mostra a visão do empresário Flávio Augusto, do Geração de Valor, explicando a importância de se diferenciar pirâmides financeiras de empresas de marketing multinivel. Assista ao vídeo, clicando no play abaixo:

Transcrição do Vídeo

Você sabe o que é pirâmide? Pirâmide é aquele negócio de ganhar dinheiro fácil: ganhe 5 mil por semana, aqueles anúncios da internet. Em primeiro lugar, pirâmide financeira é crime. É crime contra a economia popular. Jamais participaria de nenhuma pirâmide. E é importante você diferenciar o que é pirâmide de empresas de marketing multinivel. São duas coisas diferentes.

Qual é a diferença entre pirâmides e empresas de vendas diretas? Natura é uma empresa de vendas diretas, Avon é uma empresa de vendas diretas. Aí você tem empresas de marketing multinivel, onde você tem um produto e vende aquele produto e várias pessoas ganham em diversos níveis.

Qual a diferença básica entre pirâmide e empresas de marketing multinivel? Pirâmide, disfarça que tem um produto, só que no fundo, a empresa fatura pela adesão de novos adeptos daquela pirâmide. O cara coloca 5 mil, outra cara debaixo coloca mais 5 mil, a partir daí vai dividindo aquele dinheiro, vai partilhando aquele dinheiro e quem está em cima vai ganhando e uma hora essa bomba explode lá embaixo. Já no marketing multinivel não, a empresa vive da venda de produtos. Aí você pode ter equipes, pessoas ganhando em cima de outras pessoas porque estão gerenciando equipes diretas, ou seja, são coisas diferentes.

Muitas pessoas me perguntam: Flávio, marketing multinivel é uma experiência de empreender? Eu responderia sim. Eu penso que marketing multinivel é sim uma experiência de empreender. Além disso, MMN pode ser também uma boa escola de venda, para você aprender a vender. Você pode eventualmente, em vez de vender um produto por sua conta, você pode começar a empreender e vender um produto através de um sistema de marketing multinivel.

Lembre-se: quanto mais você adquire conhecimento sobre o modelo de negócios do marketing de rede, mais profissional você fica. Por isso, não deixe de acompanhar nosso site com frequência, pois nossa missão é levar você para o próximo nível!

Sucesso!