O marketing multinivel, também conhecido como marketing de rede ou simplesmente MMN, surgiu como uma grande oportunidade na vida daqueles que estavam insatisfeitos com o modelo tradicional de trabalho e encantou as pessoas visionárias que buscam multiplicar seus ganhos, seja através da venda direta de produtos ou da construção de uma organização de vendas, na qual você ganha um percentual sobre cada venda realizada.

Continue lendo este artigo para aprender mais sobre MMN e para entender como funciona esse modelo de negócios que já é tendência nos EUA e que está se fortalecendo, dia após dia, no Brasil.

O que é Marketing Multinivel?

Marketing multinivel é um modelo legítimo de negócio, pelo qual as pessoas ganham dinheiro através da venda direta de produtos ou da formação de equipe, com a entrada de novos membros na rede.

Marketing multinivel é uma opção de baixo custo, ou custo zero para quem tem vontade de empreender, possibilitando uma renda extra e se conduzido de maneira profissional e séria, permite ganhos totalmente acima da média salarial da maioria dos trabalhadores brasileiros. O número de empreendedores que iniciam seu próprio negócio nesse modelo vem crescendo a cada ano que passa, em especial agora, em momentos de crise. Afinal, é na hora do aperto que muitas pessoas buscam uma alternativa.

A beleza do marketing de rede é que as empresas atuam com a forma mais poderosa de promoção do mundo, o marketing boca a boca. Em outras palavras, as empresas não precisam investir milhões de reais para que um artista fale bem de seus produtos. Ao contrário, elas destinam esses milhões de reais para pagar generosas comissões e bônus para os seus distribuidores independentes, que são de fato as pessoas que utilizam e promovem com alegria os produtos da empresa.

Características

Marketing de Rede

O modelo de negócios do marketing multinivel possui algumas características marcantes que fazem com que qualquer pessoa possa fazer parte de uma empresa que atue nesse segmento de mercado. Dentre as principais características podemos citar:

Você é o Dono do Negócio

No momento em que você decide fazer parte de uma empresa de marketing multinivel, você se torna dono do seu próprio negócio. Por isso, é tão importante você tratar esse modelo de negócios como outro negócio qualquer. O sucesso do seu empreendimento depende única e exclusivamente de você.

Baixo Investimento Inicial

A maioria das empresas de MMN oferece a você a oportunidade de participar do projeto, fazendo um baixo investimento inicial. Quando dizemos “baixo investimento”, nos referimos a investimentos comparados a abrir um negócio qualquer. Você já viu quanto é necessário investir para abrir uma franquia renomada, uma padaria ou uma loja de roupas? No marketing de rede você inicia um negócio próprio investindo pouco dinheiro.

Ausência de Chefes ou Funcionários

No modelo do MMN você não precisa se preocupar com aquele chefe que fica sempre no seu pé, que te cobra diariamente, que pede relatórios e resultados a todo momento. Você também não precisa se preocupar com funcionários, folhas salariais, definição de férias, não precisa ficar verificando se eles estão ou não trabalhando.

Precisamos abrir um parênteses para falar sobre a ausência de chefes, pois isso pode ser um risco ao seu negócio. Não ter alguém que te cobre, pode fazer com que você se acomode. Por isso, tenha sempre em mente que você é o responsável pelo sucesso da organização que você quer criar. Motive-se diariamente e trabalhe com garra, com determinação, trabalhe para vencer.

Quando mencionamos que você não terá funcionários, isso é sim verdade. Você não terá funcionários, mas terá pessoas abaixo de você na equipe, na sua rede. Essas pessoas olharão para você durante diversos momentos do desenvolvimento do negócio. Por isso, é necessário que você adquira habilidades de um líder, é necessário que você seja exemplo para seus downlines.

Sem Estoque de Produtos

Uma das coisas mais interessantes do marketing multinivel é que você não precisa trabalhar com estoque de produtos. Para que seu negócio flua naturalmente, basta verificar as vendas que você fez e fazer o pedido junto a sua empresa. Depois de poucos dias, ou até mesmo no mesmo dia (dependendo do produto e da empresa) você já poderá entregar o produto para seu cliente, concluindo assim a venda.

Horários Flexíveis

Outra interessante característica do marketing de rede é que você pode desenvolver a atividade nos dias e horários que forem mais convenientes. Nesse modelo de negócio você dita o ritmo de trabalho, podendo trabalhar no período da manhã, da tarde ou até mesmo da noite, pois seus horários são flexíveis. Você não precisa bater ponto, não precisa trabalhar 8 ou 9 horas por dia, não precisa ter horário certo para entrar e sair.

Paralelo ao Plano A

A grande maioria das pessoas que entram para o networking marketing, estão buscando uma renda extra, ou seja uma forma de complementar os ganhos que possuem. Como no MMN, os horários são flexíveis, você poderá desenvolver o negócio em paralelo ao seu plano A. Em outras palavras, você não precisa largar seu emprego para fazer marketing multinivel. Comece dedicando de uma a duas horas do seu dia para desenvolver o negócio e verá que em alguns meses surgirão os primeiros resultados.

Êxito Mesmo sem Experiência

Para fazer marketing multinivel você não precisa ter nenhuma formação específica, não precisa ter conhecimentos sobre vendas, produtos, gerenciamento de equipe ou algo do tipo. Na verdade, você irá adquirir esses conhecimentos ao longo do tempo, através dos treinamentos que participar, dos cursos que fizer e dos livros que ler. A missão do MMN de Sucesso é levar conteúdo de valor para você aprender todas as habilidades que farão de você um profissional do marketing multinivel. Por isso, conte com a gente para se desenvolver pessoalmente e para alavancar seu negócio, rumo ao sucesso!

Renda Residual

Sem dúvida nenhuma, a característica mais fascinante do marketing de rede é a construção da renda residual ao longo dos anos. Podemos exemplificar o termo “renda residual” como se fosse um aluguel. Imagine que durante muitos anos você trabalhou e acumulou uma boa quantidade de dinheiro para comprar ou construir um imóvel e decidiu depois de algum tempo, alugar esse imóvel. Esse valor que você recebe mensalmente do aluguel, cairá na sua conta independentemente de você estar em uma cidade ou outra, independentemente de você estar doente ou sadio, ou seja, é uma renda que vem até você a partir de algo que você construiu ou adquiriu.

No marketing multinivel você também pode fazer o dinheiro trabalhar para você. Conforme sua equipe vai crescendo e sua rede vai expandindo, você começa a construir sua renda residual. Ou seja, você começa a ter uma participação sobre as vendas realizadas pelos integrantes da sua rede, independentemente de você estar em uma cidade ou outra, independentemente de você estar doente ou sadio, assim como o exemplo que demos do aluguel.

Existe uma passagem do livro “O Negócio do Século XXI“, que ilustra muito bem o conceito de renda residual, veja só que interessante:

Você já usou uma dessas torneiras de mola que alguns banheiros públicos instalam para economizar água? Enquanto você abre a torneira, precisa segurá-la para que a água continue fluindo, porque, quando você a solta, a água para de fluir. A fonte de renda da maioria das pessoas funciona como essa torneira: um pouco de dinheiro flui, as pessoas se descuidam e ele para de fluir. Não se pode construir liberdade financeira dessa forma. (…) Não é apenas garantir renda hoje, amanhã e semana que vem; trata-se de garantir renda perpetuamente.

Legitimidade

Muitos ainda tem dúvidas se o marketing multinivel é legal, ou seja, querem saber se não é crime, farsa ou algum tipo de fraude. A verdade é que o marketing de rede é uma atividade legítima que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. As empresas que atuam nesse modelo de negócio de forma séria, possuem certificados e são associadas a órgãos e associações que regulam e controlam as boas práticas do negócio.

No modelo multinivel, além dos revendedores obterem lucros nas revendas dos produtos, é possível construir organizações de vendas, tendo um percentual de ganho a cada venda. Os ganhos são proporcionais ao esforço de cada um e todo esse processo gera e recolhe impostos e tem a garantia de devolução ou desistência do negócio.

Hoje, o marketing de rede é reconhecido por muitos especialistas e empresários de sucesso como um dos modelos negociais de maior crescimento no mundo. (Robert Kiyosaki)

Consutor de Empreendedorismo Fala Sobre o MMN

Para reforçar a sua crença sobre o marketing de rede, veja o que Carlos Oshiro, consultor de empreendedorismo e coach, tem a dizer sobre essa modalidade que vem chamando atenção de muitas pessoas ao redor de todo o mundo. Dê o play no vídeo abaixo e confira:

Transcrição do Vídeo

Olá amigos do G1, tudo bem? Você bem sabe que toda semana, nós estamos aqui neste portal, para falar sobre empreendedorismo. Eu sou Carlos Oshiro, consultor de empreendedorismo e coach. Hoje o tema é bem interessante, pois nós vamos falar sobre como iniciar uma carreira de empresário e como minimizar os custos, principalmente.

Recentemente, o programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, fez uma matéria, a respeito de uma pesquisa que revelou que apenas 3% da população nasce com o gene do empreendedorismo. Isso quer dizer o que? De cada 100 pessoas, apenas 3, possuem o dom nato de empreender, de correr riscos e de ter coragem para abrir um negócio próprio. Muita gente me questiona: “Oshiro, quais são os primeiros passos para eu me tornar dono da minha própria vida, ter um próprio negócio e poder fazer das minhas atividades o que eu bem entender? O que eu posso fazer para ter o mínimo de investimento, para além de não ter de sair do meu emprego, poder também seguir a carreira de empreendedor?

Aqui vai uma dica: eu sempre digo que o marketing multinivel é um grande passo, e talvez, o menos arriscado. Até porque você investe muito pouco para comprar o seu primeiro kit. É bem interessante porque esse é um modelo “ganha ganha”. Quanto mais você vende, mais pessoas que estão acima de você, acabam ganhando também e pessoas que você traz, para formar a sua equipe de vendas, quanto mais eles vendem, você acaba também faturando em cima dessas pessoas.

Só que algumas pessoas me questionam, alguns amigos me questionam: “Oshiro, mas não se trata de pirâmide?” Na realidade, nós já tivemos vários problemas de empresas que entraram no marketing multinivel, mas não vendiam algo tangível. Então, pirâmide é quando você vende algo, mas você não entrega. Já o marketing multinivel, na verdade tem um produto, que na qual você efetivamente consome e ao longo da sua jornada, do seu dia a dia, você vai repondo esses produtos.

E por que o marketing multinivel é a melhor forma de você empreender? Porque através de pequenos custos, de pequenos gastos, você testa se você tem o perfil de vendedor. Até porque, esse é o momento que a gente tem também que desmistificar, o segmento e a profissão de vendedor. Nós imaginamos que vendedor é aquela pessoa que não deu certo na vida e aí foi ser vendedor. A gente normalmente já pensa naquela pessoa que tem uma pastinha na mão, todo suado, batendo de porta em porta. Mas, há de se lembrar que todo empreendedor de sucesso, todo empresário de sucesso, na realidade iniciou vendendo alguma coisa. Hoje ele tem uma equipe de vendas, hoje ele tem uma organização formada por colaboradores e ele fica somente no estratégico. Mas, no inicio, você pode ter certeza que ele iniciou sua carreira de empresário, vendendo algo.

Desmistificando isso, quebrando esses preconceitos, você pode testar se você tem o perfil de vendedor. Até porque, para ser um empresário, você precisa vender algo. Toda organização vende um produto ou serviço. O maior desafio nosso é quebrar esse preconceito de ser vendedor de alguma marca e principalmente do marketing multinivel. O que é bem interessante? Você pode testar sem sair da sua empresa. Mesmo você trabalhando como colaborador, nas horas vagas você testa se você nasceu com esse dom e se não nasceu, como é que com a prática você pode vir a adquirir. Aí eu indico cursos, seminários, palestras, para que você possa entender como é que funciona a mente de um verdadeiro campeão e de um empresário de sucesso.

Então, a dica de hoje é: quer começar a empreender e não quer correr muitos riscos? Invista no marketing multinivel, porque dessa forma você testa se tem o perfil de vendedor e quiçá no futuro você será também um grande empresário, um empresário de sucesso e que move a economia do mundo. Essa é a dica de hoje aqui para o G1 e a gente se encontra na próxima semana.

Diferença Entre Marketing Multinivel e Pirâmide

A principal diferença entre marketing multinivel e pirâmide, é que no esquema pirâmide, os produtos ou serviços não têm valor comercial ou muitas vezes nem existem. No modelo pirâmide apenas o recrutamento de novos membros é estimulado ao máximo, com a promessa de dinheiro fácil, mas quem realmente ganha são os primeiros que entraram no negócio. Por isso, o esquema pirâmide é crime.

Para não cair em um esquema de pirâmide, verifique se a empresa em questão está associada à ABEVD (Associação Brasileira de Vendas Diretas), que atua desde 1980 para proteger e desenvolver a venda direta no Brasil.

Habilidades do Profissional

Profissional do Marketing Multinivel

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando inicia no marketing multinivel é que você terá de se desenvolver, terá de se tornar um profissional do MMN para atingir o sucesso. Afinal de contas, antes de TER é preciso SER.

A segunda coisa que você precisa saber é que é preciso tempo. A maioria das pessoas que entram para o multinivel esperam colher excelentes resultados nos primeiros meses de negócio. Aliás, esse é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas desistam. Veja o que Robert Kiyosaki diz em um dos trechos do livro “O Negócio do Século XXI”:

Se você acha que pode começar um negócio de marketing de rede e imediatamente começar a ganhar dinheiro, então ainda está pensando como uma pessoa que vive nos quadrantes E ou A. Na verdade, são as pessoas nos quadrantes E ou A as que mais caem nos esquemas de fraudes e enriquecimento rápido. (…) Portanto, não se engane se ouvir alguém tentar lhe dizer que você deve ver resultados rápidos. Isso não é um passe de mágica nem um golpe de sorte: é um negócio sério. É da sua vida que estamos falando aqui.

Em seu livro, Robert nos ensina que é preciso tempo, aprendizado, dedicação, disciplina e persistência:

Se você considera seriamente começar sua jornada, recomendo que se comprometa com um mínimo de cinco anos de aprendizado, crescimento, mudança de valores essenciais e encontro com novos amigos. Por quê? Porque isso é realista. (…) Um relacionamento rico não acontece rapidamente; um livro que seja recompensador nunca é escrito da noite para o dia. A criação de riqueza, por definição, leva tempo, e isso é tão verdadeiro para a riqueza financeira quanto para qualquer outro tipo de riqueza. (…) A maioria das pessoas quer dinheiro, mas não está disposta a investir tempo.

Não são poucas as habilidades que você terá de desenvolver para ser um bom profissional, ser um grande líder. Mas, fique tranquilo, pois você irá adquirir essas habilidades ao longo do tempo. Por isso, Robert Kiyosaki insiste tanto em nos dizer que é preciso tempo.

Em resumo, um profissional do marketing multinivel precisa ser seguro, forte, decisivo, não temer o futuro, precisa ser generoso, criativo, inspirador, motivador, sorridente, visionário, disciplinado, justo, maduro, cooperador, leal, estudioso, influente, educado, cortez, compreensivo, amoroso, tranquilo. Precisa ainda ser entusiasmado, ser um bom comunicador e ser verdadeiramente interessado em ajudar pessoas. Ufa, são muitas qualidades e habilidades não é? Mas, como lhe dissemos, se você se dedicar, você naturalmente se tornará essa pessoa.

Como Expandir e Fortalecer sua Rede

Rede Marketing Multinivel

A partir do momento que você começa a construir sua rede, você precisa ser um exemplo para sua equipe. Para expandir e fortalecer sua rede, você precisa ensinar sua equipe a desenvolver e duplicar a ideia do seu negócio. Para fazer isso, você pode utilizar cinco etapas:

Conte a Sua Equipe o Que Ela Deve Fazer

Treine sua equipe! Dê aos novos integrantes um treinamento de boas-vindas, contando a eles o que deve ser feito para se obter sucesso no marketing de rede. Passe para eles o passo a passo completo que precisa ser seguido. Elimine as crenças limitantes, trabalhe a mentalidade das pessoas e explique detalhadamente como o negócio funciona.

Mostre na Prática Como é Que se Faz

Nos primeiros dias, acompanhe os novos integrantes da sua rede e mostre a eles, na prática, como convidar pessoas para o projeto, como apresentar o plano de negócios, como falar sobre os produtos, enfim, mostre como fazer o que deve ser feito para ter resultado.

Deixe a Pessoa Tentar Fazer

Para que você e sua equipe tenham sucesso, as pessoas precisam aprender a colocar os ensinamentos dos treinamentos em prática. Em resumo, precisam se tornar independentes, precisam se “desmamar”. Agora que você já ensinou e já mostrou às pessoas como fazer, deixem que elas tentem fazer.

Deixe a Pessoa Fazer

Agora que pessoa já sabe o que fazer e já tem mais confiança, deixe ela fazer tudo sozinha. Assim, ela começará se destacar como um líder dentro da sua equipe e estará preparada para a próxima etapa: treinar pessoas.

Sugira que a Pessoa Treine Novos Integrantes

Na última etapa, essas pessoas que foram treinadas e capacitadas por você, também poderão treinar e capacitar os novos integrantes das redes delas, fazendo com que o seu negócio evolua como um todo.

Como Escolher Uma Boa Empresa de Marketing Multinivel?

Como Escolher Uma Boa Empresa de Marketing Multinivel

Caso você ainda não tenha percebido, nos dias atuais já existem diversas empresas de marketing multinivel no mercado. Caso você ainda não tenha optado por alguma ou mesmo se você já escolheu, existem alguns pontos importantes que você deve saber para escolher uma boa empresa para trabalhar.

Não Escolha a Empresa Apenas Pelo Dinheiro

Uma das maiores ciladas que você pode cair, é deixar-se levar apenas pelas possibilidades de ganho. Quando você escolhe uma empresa apenas pelo “cheque” que ela pode te dar, você ficará inúmeras vezes tentado a mudar de empresa, quando outra proposta mais interessante chegar até você.

Não Escolha a Empresa Apenas Pelos Produtos

Acredite, o produto não é a consideração mais importante ao escolher uma boa empresa de MMN. Aliás, a maioria das empresas de MMN possuem produtos extraordinários, essa é uma característica entre as empresas, o foco no produto. Porém, você não pode se limitar APENAS ao produto.

O Que é Mais Importante?

Uma boa empresa de marketing multinivel é a que se preocupa verdadeiramente com o seu desenvolvimento. É a empresa que oferece capacitação, a empresa cujos líderes estão dispostos a treiná-lo e ajudá-lo a se tornar o empresário que você pode ser. Essa é a coisa mais importante da empresa de marketing de rede com a qual você vai se afiliar: ser realmente sua escola de negócios.

É claro que o plano de remuneração deve ser levado em conta, empresa boa é que paga muito para muitos, onde todos podem ter ganhos interessantes e não apenas aqueles que estão no topo. A qualidade dos produtos também deve ser observada atentamente, afinal de contas, você deve ser o produto do produto. Por isso, utilize os produtos da empresa e ateste na prática a qualidade dos mesmos. Olhe também para o valor sugerido de venda, veja se o preço final dos produtos, é compatível com o mercado, pois de nada adianta ter um produto excepcional, mas que ninguém possa comprar.

Como Ganhar Dinheiro com Marketing Multinivel?

Como Ganhar Dinheiro com Marketing Multinivel

Ganhar dinheiro com marketing multinivel está intimamente associado com tudo que falamos até agora. Ou seja, você deverá se capacitar, deverá adquirir as habilidades de um profissional, deverá saber e aplicar os passos para fortalecer e expandir sua rede, e deverá obviamente fazer parte de uma empresa que reconheça o seu mérito, pagando a você um valor à altura do seu trabalho. Em resumo, podemos citar três atitudes que ajudarão você a ganhar dinheiro com MMN:

  • Ajude muitas pessoas a ganharem dinheiro:
  • Diferentemente do mercado tradicional, para crescer no modelo multinivel é necessário que você ajude as pessoas da sua rede a crescerem também. Quanto mais dinheiro você ajudar as pessoas a ganharem, mais dinheiro você ganhará.

  • Ensine as pessoas a venderem os produtos:
  • Não existe empresa de marketing multinivel se não existirem vendas. Todos os pagamentos de bônus estão diretamente associados ao faturamento gerado no mês. Por isso, você precisa que as pessoas da sua equipe desenvolvam o hábito de vender. Quanto mais eles venderem, mais eles ganharão com a venda direta e mais você ganhará.

  • Ajude as pessoas a acreditarem no modelo de negócio:
  • Tenha certeza de uma coisa, quando uma pessoa da sua equipe ver valor no negócio, ver que é possível ganhar 200, 400, 1000 reais extra por mês, ela não sairá mais do negócio. Por isso, ajude as pessoas a ganharem seus primeiros 200 ou 300 reais por mês.

Marketing Multinivel no Brasil

Nós já sabemos que o MMN é um sucesso mundial, sabemos que nos EUA esse modelo de negócios está consolidado e atualmente é desenvolvido por pessoas de todas as esferas do mercado: médicos, donas de casa, advogados, prestadores de serviço, professores, empresários e por aí vai.

O que podemos esperar do marketing multinivel no Brasil? Assista ao vídeo abaixo, gravado por Roberto Shinyashiki, renomado autor e um dos principais palestrantes do Brasil. Veja o que ele tem a dizer sobre esse modelo de negócios: