Dentro do marketing de rede, é fundamental que o profissional esteja sempre preocupado com seu marketing pessoal. Afinal de contas, o nosso modelo de negócios exige profissionalismo e confiança. A matéria prima do MMN são as pessoas e nós sabemos que ninguém gosta de fazer negócios com quem não passa uma boa imagem.

Qual a importância do marketing pessoal? Essa é apenas uma das questões que responderemos ao longo deste artigo. Portanto, continue lendo esse conteúdo para descobrir as melhores estratégias e dicas sobre como fazer marketing pessoal na era em que praticamente todo mundo, sabe tudo sobre nossas vidas.

O Que é Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é a capacidade de atribuir valor a sua própria imagem. Em outras palavras, é a habilidade de potencializar seus pontos positivos e remover características, comportamentos e imperfeições que possam prejudicar ou afetar sua credibilidade ou imagem. Através de um conjunto de ações e estratégias, é possível promover sua imagem, conquistando reconhecimento, respeito e admiração das pessoas.

Para ficar um pouco mais claro, confira esta definição de marketing pessoal por Max Gehringer, um renomado autor de livros sobre carreiras e gestão empresarial, na qual ele também explica qual a função do marketing:

Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos ou serviços sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal, é um profissional fazer exatamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira.

É importante lembrar que fazer seu marketing pessoal não permite você mentir ou se passar por uma pessoa que você não é. Acima de tudo, é necessário agir sempre com ética, uma vez que o foco aqui não é enganar as pessoas, e sim, promover para elas a melhor versão de si mesmo. Podemos dizer que o marketing pessoal é uma ferramenta para o sucesso e que quem a domina por completo, consegue se destacar na multidão, colhendo excelentes resultados tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Marketing Pessoal e Profissional

É preciso saber o momento ideal e o local adequado para promover sua imagem pessoal e sua imagem profissional. Apesar de você ser um só, existem pessoas que se interessam mais pelas suas características pessoais, enquanto outras pelas suas características profissionais. Entender esse ponto, é crucial para trabalhar corretamente seu marketing pessoal e profissional.

Você não precisa fazer um curso de marketing pessoal para saber que certas coisas ou atitudes podem manchar a sua imagem. Diante de todas as situações, o que vale sempre é utilizar o bom senso. É muito importante que suas atitudes e comportamentos estejam de acordo com o momento e ambiente em que você se encontra. Em resumo, porte-se como um profissional e seus resultados serão equivalentes a de um profissional. Se você agir com amadorismo, pode ter certeza que seus resultados serão iguais a de um amador.

Marketing Pessoal nas Redes Sociais

A maioria das pessoas não sabe como trabalhar o marketing pessoal nas redes sociais e acabam cometendo erros gravíssimos que podem atrapalhar e muito o desenvolvimento do seu negócio de marketing multinivel. Entenda que suas redes sociais são a sua vitrine na internet para o mundo. É ali que as pessoas tomam conhecimento daquilo que você faz, de suas preferências, opiniões, lugares que frequenta, etc. Portanto, saiba utilizar muito bem as redes sociais ao seu favor. Afinal de contas, é você quem tem o poder de publicar o que quiser por lá. Aproveite e invista na sua visibilidade e credibilidade.

Marketing Pessoal nas Redes Sociais

Por falar em rede social, é importante retomarmos o assunto de marketing pessoal e profissional, para mostrar a você que existe o local certo para promover sua imagem da maneira correta. O Facebook e Instagram são redes sociais nas quais as pessoas geralmente publicam coisas associadas às suas vidas sociais e relacionamentos. Em outras palavras, é isso que a pessoa espera ver no Facebook. Por outro lado, o LinkedIn é uma rede social destinada ao meio corporativo. Portanto, nessa rede, as pessoas naturalmente esperam por informações profissionais. É muito importante que você entenda isso e saiba separar suas publicações corretamente.

Facebook e Instagram

A maioria das pessoas não sabem trabalhar seu marketing pessoal no Facebook e Instagram. Como citamos anteriormente, nessas redes sociais, seus amigos e seguidores esperam por atividades e momentos sociais, que falem da sua vida, dos lugares que você frequenta e por aí vai. Procure utilizar o Facebook e Instagram para promover coisas que despertem o interesse dos seus prospectos. Nada de ficar postando foto que está trabalhando duro, inclusive aos finais de semana, ou simplesmente postar fotos dos produtos que você comercializa. Ao invés disso, poste fotos suas, da transformação que os produtos causaram em você. Por exemplo: antes e depois do uso de uma maquiagem, resultados com perdas de medidas, unhas bem feitas e por aí vai.

Você já viu como as faculdades promovem seus cursos de medicina? Elas não mostram fotos de casos de doenças terminais, cirurgias e sangue. Apesar desse ser o dia a dia de muitos médicos, a imagem que eles promovem é sempre a de um médico feliz com seu estetoscópio pendurado no pescoço, segurando uma prancheta na mão. Você deve fazer o mesmo! Promova sua melhor imagem e faça com que as pessoas desejem viver o mesmo estilo de vida que você vive!

A Aparência é o Seu Cartão de Visitas

Agora que você já sabe fazer o marketing pessoal nas redes sociais, precisamos falar do mundo real. Sim, a sua aparência vale ouro, quando o assunto é marketing pessoal. Por isso, esteja sempre muito atento a sua vestimenta e tenha cuidados básicos com o corpo. Faça uma auto análise e seja exigente dos pés à cabeça! Cuide dos seus cabelos, rosto, mãos e também do corpo. Afinal de contas, antes do cliente comprar algo de você, ele “compra” a sua imagem, seu comportamento, etiqueta, postura e aparência.

Dentro do marketing de rede, quando se trata de expansão de negócios, você vai até as pessoas em busca de parcerias. Em outras palavras, você busca ampliar a sua rede, levando uma oportunidade de negócio para que a pessoa tenha um melhor resultado financeiro, seja com a venda de produtos ou com o plano de compensação da sua empresa de marketing multinivel. Já pensou você tentar transmitir uma imagem de prosperidade, com uma aparência que não seja condizente com que é apresentado no plano de marketing? Dificilmente alguém estaria disposto a fazer parte do projeto com você. É por essas e por outras que sua aparência precisa ser impecável!

Mal Vestido X Bem Vestido

Quer ver como a aparência faz diferença no mundo dos negócios? Analisando a imagem acima, com qual dos dois homens você teria mais facilidade em fechar um negócio? Qual deles passa mais credibilidade? Reflita sobre isso e saiba que a aparência é crucial para se fechar bons negócios!

Além dos aspectos visuais já citamos, fique atento também a outros fatores importantes. Olhe nos olhos das pessoas e para falar bem, procure falar pausadamente, em um tom de voz agradável, mas sempre com firmeza. Esteja sempre com um bom humor, cheiroso e perfumado, mas tome muito cuidado com excessos. Cuide dos dentes e do hálito. Mulheres, uma boa maquiagem e unhas bem feitas também ajudam e muito a valorizar sua imagem. Enfim, capriche no visual!

Qual a Importância do Marketing Pessoal?

No mundo dos negócios, pequenos detalhes podem fazer total diferença. Ao longo desse conteúdo, compartilhamos diversas dicas de marketing pessoal com você e pode ter certeza que se você aplicá-las, terá muito mais sucesso, não só da indústria do marketing de rede, mas também em qualquer área profissional. Mostre o melhor de você, exalte suas qualidades e lembre-se sempre que o produto é você!

Muito sucesso e bons negócios!