Direcione seu mindset para a vitória e estará muito mais perto de conseguir alcançar suas metas. Ninguém sabe ao certo explicar o segredo do sucesso, mas todos os especialistas concordam em um ponto, sua mentalidade é uma das peças chaves para atingir seus objetivos. Existe uma frase famosa que diz: “você é o que você come”. Essa frase faz sim muito sentido. Mas, gostamos de dizer que você é e atrai aquilo que você mentaliza. Portanto, podemos resumir em: “você é o que você pensa”. Por isso, quando você quiser conseguir algo, você precisará configurar sua mentalidade, precisará provar para ela que você pode e vai alcançar o sucesso.

O Que é Mindset?

Podemos definir mindset como sendo a configuração da mente, ou seja sua própria mentalidade. Acredite, tudo que você mentaliza, subconscientemente você ordena para o seu cérebro. Se você mentaliza que terá sucesso, de uma forma ou de outra, terá sucesso. Por outro lado, se você mentaliza que não conseguirá, que não pode fazer uma coisa, então você de fato irá fracassar. Tudo começa no seu pensamento e na forma como você trabalha seu mindset.

Em resumo, se você não acreditar, sua mente irá lhe sabotar. Nosso cérebro sempre tentará nos proteger de tudo que é desconhecido e também de tudo que não é comum para ele. Por essa razão, sempre que encontramos obstáculos no caminho, nossa mente nos envia a mensagem de defesa, sugerindo para que a gente não vá adiante. “Desista desse projeto…“, “não vai dar certo…“, “você não precisa passar por isso…“, “você acha mesmo que é possível ganhar todo esse dinheiro?…“, “acha mesmo que conseguirá perder esse peso todo?…“, enfim, são diversas frases que nossa própria mente nos diz. Portanto, se você não estiver com seu mindset preparado para vencer e suportar todos os desafios, você acabará desistindo, se sua crença não for forte, você desistirá.

Mudança de Mentalidade

Mudança de Mentalidade

Sabendo que seu mindset pode determinar seu sucesso ou fracasso, a primeira coisa que você precisa fazer para conquistar o que deseja, é aplicar uma mudança de mentalidade. Como mencionamos acima, ninguém nasce pronto para o sucesso. Todos nós, primeiro precisamos ser, para depois ter. Se você leu as frases de motivação que publicamos aqui no MMN de Sucesso, deve se lembrar desta frase de Theodore Roosevelt: “Acredite que você pode, assim você já estará no meio do caminho.“. Por isso, se ainda estiver inseguro, mude sua mentalidade a partir de agora. Você nunca conquistará aquilo que de fato não deseja. Primeiro, você precisa querer com todas as forças, esse é o caminho para se conquistar algo.

Crenças Limitantes

Para mudar sua mentalidade e ajustar seu mindset, certamente você terá de se libertar de suas crenças limitantes, que em geral são experiências negativas, traumas ou medos que você já vivenciou. Se você sempre basear suas ações futuras no seu passado, provavelmente estará condenado a caminhar com medo e isso será um fator que dificultará, e muito, sua jornada rumo ao sucesso.

Exemplos de Crenças Limitantes

Não pense que temos crenças limitantes apenas quando falamos de negócios, muito pelo contrário, uma crença limitante pode estar relacionada às mais diversas áreas de nossa vida. Por exemplo, se você já se envolveu em um relacionamento que só lhe trouxe dor de cabeça e sofrimento, certamente ficará com receio de se relacionar novamente, com medo de conhecer outra pessoa, que faça com você as mesmas coisas que já lhe fez sofrer no passado. Você acredita que será assim de novo e não se dá a oportunidade de tentar mais uma vez.

As crenças limitantes nos são transmitidas desde que somos pequeninos (pelos nossos próprios pais e familiares mais próximos). Ao longo da vida, vivenciamos diversas experiências e acumulamos cada vez mais crenças limitantes. Trazendo o tema para o nosso modelo de negócios, no marketing multinivel, talvez mais do que qualquer outro mercado, você terá de desenvolver uma mentalidade muito poderosa para lidar com suas crenças limitantes e também com as experiências negativas que outras pessoas já enfrentaram e que elas farão questão de lhe contar.

Crenças Limitantes

Imagine, por exemplo, uma pessoa que já se envolveu com um esquema de pirâmide financeira, que foi enganada e perdeu muito dinheiro, achando que na verdade ganharia dinheiro sem fazer muito esforço. Ela provavelmente carregará uma crença muito forte que no futuro outras pessoas tentarão lhe passar para trás novamente e dificilmente irá dar ouvidos para novas oportunidades. Como um profissional do marketing de rede, sua missão é, primeiro ter um mindset inabalável, acreditar de fato na empresa que você está envolvido, somente assim você saberá lidar com as críticas das pessoas e poderá explicar a elas a verdadeira diferença entre pirâmide e marketing multinivel.

Reparou como é importante ter um mindset preparado? Imagine se você não tivesse configurado sua mentalidade para o sucesso, o que aconteceria quando alguém lhe dissesse: “Não acredito que você se envolveu com essa pirâmide, isso não funciona! Somente quem entra primeiro é que ganha dinheiro. Você nunca chegará lá, pode desistir“. Se na sua mente não estiver bem claro que a empresa que você trabalha é séria e que para você atingir o sucesso só depende de seus esforços, a frase que lhe foi dita certamente lhe abalaria.

Isso é válido para qualquer área da vida, não apenas no marketing multinivel. Imagine que você tem o sonho de ser um atleta olímpico, um sonho de correr 100m rasos em menos de 10 segundos. Sabe o que vai acontecer quando alguém lhe disser: “Isso é impossível para você! Olhe seus resultados, você nunca conseguirá ser um dos grandes“. Novamente, se você não acreditar em si mesmo, não se libertar de crenças limitantes, possivelmente você desistirá.

Muitas pessoas se perguntam sobre como vencer na vida ou como ter força de vontade para seguir em frente. Nós diríamos que pessoas que têm muita vontade de vencer, são pessoas que já têm uma mentalidade de sucesso, que têm um motivo muito forte para ter força de vontade, todos os dias. “Motivo”, é sobre essa palavra que falaremos no próximo tópico.

Motivos Para Seguir em Frente

Todos nós sabemos que o caminho até o sucesso não é uma estrada bonita, plana e em linha reta. Na verdade, para se atingir os objetivos, todos nós temos que passar por muitos obstáculos, vivenciar diversas situações que muitas vezes nos colocarão à prova a todo momento. Por isso, é muito importante que você tenha pelo menos um motivo para querer vencer. Esse motivo precisa ser forte, precisa ser sua fonte inesgotável de energia, pois somente com um motivo forte, você não desistirá, em momento algum, dos seus sonhos.

Motivos Para Seguir em Frente

Quais são suas razões para acreditar que na linha de chegada você abrirá um imenso sorriso e dirá “era isso que eu queria, eu venci!”? Alguma vez você já deve ter ouvido a frase: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” (Lewis Carroll). Essa é uma frase muito verdadeira. Para que você persista no caminho rumo ao sucesso, além do seu motivo forte para se dedicar, você precisa ter a imagem formada que como será sua vida quando você chegar lá.

Você já tentou montar um quebra-cabeça que contenha muitas peças, sem ver a imagem final do que precisa ser montado? A verdade é que fica muito difícil de se construir ou montar algo, sem saber o que deve ser feito. Por isso, uma das coisas que deve ficar bem clara na sua mente, é a imagem final que você quer ver. Escreva no papel como será sua vida quando você atingir seu objetivo, escreva como seria seu dia perfeito, minuto a minuto. Assim, sua mente entenderá que cada dificuldade encontrada durante o percurso, é na verdade apenas uma fase que precisa ser superada, uma peça do quebra-cabeça, que precisa ser encaixada de maneira diferente, para que você chegue até a “imagem final”.

Quando você encontrar uma dificuldade muito grande pelo caminho, daquelas que nos derrubam, que nos jogam para baixo e nos fazem querer desistir, serão os seus “motivos” que lhe darão força, que farão você seguir em frente com energia e determinação, até que você consiga colocar a última peça no seu quebra-cabeça.

Foco e Planejamento Estratégico

Depois de ficar bem claro para sua mente, o lugar onde você quer chegar e os motivos para se dedicar, você precisará de foco e planejamento estratégico para cumprir sua jornada. Em resumo, você deverá planejar suas ações, estabelecendo metas semanais, mensais, semestrais e anuais.

Planejamento Estratégico

Para começar a se organizar, coloque em um papel, agenda, software ou aplicativo de celular, quais são as suas tarefas da semana. Escolha um dia para fazer o planejamento estratégico de como será sua próxima semana e mantenha-se focado para realizar tudo que se propôs a fazer. Trazendo para o nosso contexto do marketing multinivel, você deve elencar tarefas como: fazer contato com um prospecto, retomar contato pós apresentação do projeto, estudar mais sobre os produtos da sua empresa, ler um artigo sobre marketing de rede, assistir a um vídeo de treinamento, e por aí vai. O importante é que você tenha definido o que será feito na Segunda-feira, na Terça, Quarta, e assim por diante. Você não pode esperar acordar em uma Quinta-feira, por exemplo, e pensar “o que eu vou fazer hoje?” Não! Você já precisa ter isso definido de antemão.

No que diz respeito às metas, sugerimos que você trabalhe com três níveis de meta. Primeiro, defina uma meta que você sabe que atingirá com certeza. Depois, coloque uma meta maior, uma meta que seja mais difícil de ser alcançada, mas que você sabe que é capaz. Por fim, coloque uma meta bem ousada, uma meta realmente difícil de ser atingida. Assim, você não correrá o risco de ficar frustrado, quando não bater a meta, o que acontece com quem trabalha apenas com uma meta. Mas, preste bem atenção, não estamos falando para você diminuir suas metas não, estamos falando para você trabalhar com metas realistas e também com metas ousadas. Jamais diminua suas metas, quando pensar em fazer isso, procure sair de sua zona de conforto, pois ninguém realiza sonhos, ficando na zona de conforto.

Depois que tudo estiver planejado, tarefas e metas definidas, você precisará de foco para seguir em frente. É aqui que a situação começa a ficar difícil. No mundo atual, existem diversos fatores que insistem em roubar nosso foco a todo momento. Por isso, desligue e desconecte-se de tudo que pode tirar seu foco e sua atenção do que deve ser feito.

Foco

Todos sabemos que é muito mais cômodo ficar no sofá assistindo a TV do que fazendo alguma coisa útil. É muito mais simples ficar horas e horas no celular, tablet ou vídeo game. É muito mais gostoso ir passear no shopping do que estudar, fazer uma apresentação de negócios ou contactar um prospecto. Porém, lembre-se da frase de Peter Drucker, na qual o autor afirma: “Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito.“. Portanto, liberte-se das distrações e daquilo que não acrescentará nada em sua vida.

Como vencer na vida?

Quando sua mente entender tudo isso que discutimos neste artigo, você terá um mindset preparado para vencer, sua mente estará configurada para o sucesso e você não irá parar, até conseguir. Afinal de contas, sucesso é uma decisão e quando sua mente entende isso, de fato, absolutamente nada poderá tirar a vitória de você.

Tenha em mente que seu maior inimigo é você, mas seu maior aliado, também é você. Cuide muito bem da sua mentalidade, você é o responsável por filtrar o que é bom ou o que é ruim para ela. Portanto, “alimente-se” sempre de coisas boas, de pensamentos bons e elimine tudo que é negativo da sua cabeça, pois como diria Henry Ford, “se você pensa que consegue fazer algo ou pensa que não consegue fazer algo, você está certo.