Se você ainda está em dúvida sobre o poder do marketing multinivel ou se apenas quer entender melhor esse modelo de negócio, sugerimos que você leia o livro “O Negócio do Século XXI”, onde o autor Robert T. Kiyosaki, também autor do best seller “Pai Rico, Pai Pobre”, explica detalhadamente o que é o MMN e o que você precisa fazer para trabalhar como um profissional do marketing de rede.

No livro você aprenderá a assumir o controle sobre seu futuro, entenderá quais são as regras do jogo e como você deve trabalhar o seu mindset para atingir o sucesso. Robert Kiyosaki conta também a sua experiência de vida e te ensina sobre renda, ativos e como você pode fazer o dinheiro trabalhar para você, ao invés de trocar seu tempo por dinheiro.

No livro “O Negócio do Século XXI” também são explorados temas como: construção de rede, habilidades para liderança, duplicidade e escalabilidade do negócio. Robert comenta ainda sobre sonhos e a capacidade de vivenciá-los. Nessa leitura você aprenderá a identificar os pontos necessários para escolher uma boa empresa de marketing multinível e o que é preciso fazer para começar.

Resumo dos Capítulos do Livro

Coincidentemente ou não, o livro está dividido em 21 capítulos, em três partes principais, nas quais você aprenderá a assumir o controle do seu futuro, entender como funcionam os oito ativos construtores de riquezas e decidir que o seu futuro já começa agora.

Capítulo 1: As Regras Mudaram

No primeiro capítulo, o autor menciona que vivemos em tempos conturbados e que não existe estabilidade, nem mesmo nos melhores setores do mercado. Antigamente, nossos pais costumavam nos dar o seguinte conselho: se quiser sem bem sucedido, estude bastante, tire boas notas, faça uma boa faculdade, arrume um bom emprego e se aposente. O fato é que não estamos mais na Era Industrial e agora, não existem garantias.

Capítulo 2: O Lado Positivo

Apesar da economia estar em baixa e estarmos vivendo em uma época difícil, existe um lado positivo: na verdade, este é o melhor momento para novas oportunidades de negócio. Afinal de contas, grandes impérios e empresas, surgiram durante a recessão. No capítulo 2, o autor menciona que ser empregado não é algo ruim, porém, é uma forma extremamente limitada de se gerar renda.

Capítulo 3: Onde Você Vive?

Robert Kiyosaki nos explica que as pessoas que possuem renda, pertencem a pelo menos um quadrante, dos quatro existentes em um quadrante cashflow, o qual representa os diferentes métodos para se gerar fluxo de caixa.

Quadrante Cashflow - Pai Rico Pai Pobre

E = Empregado
A = Autônomo ou pequenas empresas
D = Dono de uma empresa
I = Investidor

A grande maioria das pessoas encontram-se no quadrante “E”, ou seja, começam a vida em um trabalho e por lá permanecem até se aposentarem. Os que ousam um pouco mais, se encaixam no quadrante “A”, são donos do próprio negócio, mas não têm liberdade, pois o negócio depende deles, se não houver trabalho, não existe receita.

As pessoas que fazem parte do quadrante “D”, criaram grandes empresas ou organizações e o negócio delas funciona praticamente no “piloto automático”, sem exigir muito delas. O quadrante “I”, é exclusivo para poucos e pertence àqueles que vivem com total liberdade de tempo, lugar e dinheiro. São os investidores, os verdadeiros ricos.

Capítulo 4: Seus Valores Financeiros Essenciais

É bom entender que não há garantias de sucesso financeiro em nenhum dos quadrantes apresentados no capítulo anterior. Existem pessoas ricas e até mesmo falidas em todos os quadrantes. Em resumo, não é porque uma pessoa é empregada (possui um emprego formal) que ela não conseguirá fazer riqueza. Mas, não se trata disso. Trata-se da forma com que você gera suas principais receitas.

Pessoas que pertencem ao quadrante “E”, buscam por segurança e estabilidade. Enquanto que pessoas do quadrante “A”, procuram por independência e querem ser seus “próprios chefes”. Já aqueles que estão no quadrante “D”, querem construir algo grandioso e buscam por colaboradores e parceiros para fazerem isso. Por fim, quem chega ao quadrante “I” quer mesmo é liberdade financeira, quer saber o retorno sobre seus investimentos.

Capítulo 5: A Mente de um Empreendedor

Muitos pensam que é preciso ter nascido com um gene específico para ser um empreendedor. O fato é que é possível desenvolver habilidades e competências para ter sucesso no mundo do empreendedorismo e a boa notícia é que hoje existem mercados e modelos de negócios, tal como o marketing de rede, em que você pode começar, sem ter experiência alguma. Basta ir em frente e colocar em prática. Afinal de contas, o empreendedor é aquele faz as coisas acontecerem e tem o desejo ardente de fazer até dar certo, blindando sua mentalidade contra tudo e todos.

Capítulo 6: É Hora de Assumir o Controle!

Não é o trabalho árduo que irá enriquecer você! No mundo, o que mais existem são pessoas que trabalham muito, mas muito mesmo e, mesmo assim, não estão bem. Para sair do quadrante “E” ou “A” e migrar para o quadrante “D”, você terá de assumir o controle, terá de construir um negócio rentável, que gere receita residual, ao longo dos meses e anos. A renda passiva, te dará dinheiro não somente agora, mas por toda a vida.

Assuma o Controle de Sua Vida

Nesse capítulo, o autor sugere que o modelo de franquias pode ser interessante para se começar a criar uma renda passiva. No entanto, ele diz que o investimento em uma boa franquia, costuma variar entre 100 mil a 1,5 milhão de dólares. É nesse momento que o autor introduz o marketing de rede, que é um modelo de negócios que requer baixo investimento inicial e despesas mensais muito baixas, sem a necessidade de ter grandes estoques, chefes ou funcionários. Enfim, o marketing de rede é, verdadeiramente, o negócio do século XXI.

Capítulo 7: Minha Experiência

Nesse capítulo, o autor revela que nunca esteve de fato no marketing de rede, que não faz parte de nenhuma empresa de multinivel e que também não promove nenhuma empresa específica. Seu primeiro contato com o marketing de rede foi em 1975, mas naquela ocasião ele estava focado em outros projetos e não aproveitou a oportunidade para qual foi apresentado. O autor conta que seguiu focado em seus objetivos e alcançou aquilo que almejava na carreira profissional. No entanto, percebeu, anos depois, que mais importante do que tornar-se rico, era ajudar outras pessoas a enriquecerem também.

Durante os anos que se passaram após ter conhecido o marketing de rede, o autor seguiu ouvindo coisas positivas e negativas acerca do negócio. Em 1990, ele mesmo decidiu avaliar esse modelo de negócio e em 1994 mergulhou de cabeça nessa indústria, estudou muito e se envolveu com algumas empresas e grandes líderes, apenas com o intuito de entender melhor, como tudo funcionava. Vinte anos mais tarde, ele chegou a conclusão de que em 1975 ele tinha uma mente fechada e que após estudar e entender tudo, sua opinião havia mudado completamente.

Capítulo 8: Não é Sobre Renda – é Sobre os Ativos Que Geram Renda

No capítulo 8, é explicado a diferença entre um ativo e um passivo. Na oportunidade, o autor menciona que sua casa é um passivo, ou seja, ela não te gera renda alguma. Apesar dela valer, por exemplo 200 mil reais, enquanto a mesma não for vendida ou alugada, não te gera nenhuma renda. Nessa parte do livro, também é explicado que com o marketing de rede você tem a oportunidade de ter um ativo, de gerar renda residual.

Árvore de Dinheiro

Em resumo, se uma coisa te gera dinheiro, ela é um ativo. Por outro lado, se tira dinheiro de você, é um passivo. A proposta do marketing de rede, é que você crie uma organização que gere renda passiva para você, através de uma rede de consultores independentes que consomem/vendem produtos todos os meses, gerando um faturamento para a empresa e uma comissão para você, que foi o responsável por criar tal mercado consumidor.

Capítulo 9: Educação do Mundo Empresarial Real

No nono capítulo, o autor menciona que existem três tipos diferentes de educação que uma pessoa que deseja ser bem-sucedida financeiramente precisa ter. São elas: educação acadêmica, profissional e financeira. Nessa parte do livro, Robert diz que o marketing de rede é uma verdadeira escola de desenvolvimento de habilidades e ensina as pessoas a:

  • Terem uma atitude de sucesso;
  • Vestirem-se para o sucesso;
  • Superarem medos pessoais, dúvidas e falta de confiança;
  • Superarem o medo da rejeição;
  • Desenvolverem habilidades de comunicação;
  • Desenvolverem a capacidade de lidar com pessoas;
  • Desenvolverem competências de administração de tempo;
  • Desenvolverem habilidades de prestação de contas;
  • Estabelecerem metas;
  • Terem uma gestão financeira;
  • Desenvolverem habilidades de investimentos;

O autor também frisa que uma boa empresa de marketing multinivel investe na capacitação de seus consultores/distribuidores independentes, promovendo treinamentos e materiais que ajudam as pessoas a criarem as habilidades necessárias para terem sucesso nesse modelo de negócios.

Capítulo 10: Um Caminho Lucrativo Para o Desenvolvimento Pessoal

Todos nós temos um vencedor e um perdedor dentro de nós mesmos e o marketing de rede nos ensina a enfrentar nossos medos e desafios, em busca daquilo que desejamos conquistar, aflorando o vencedor que existe em nós. É um modelo de negócios fantástico, no qual existem muitas pessoas torcendo pelo seu sucesso, o que lhe dá mais confiança e instiga você a desenvolver-se constantemente.

Capítulo 11: Um Círculo de Amigos Que Compartilham Seus Sonhos e Valores

Você já ouviu aquela frase que diz: “você é a média das cinco pessoas com quem mais passa tempo”? Dentro do marketing de rede você estará rodeado por pessoas prósperas, que são positivas, vivem uma vida intencional e que torcem pelo sucesso dos outros. Em resumo, são pessoas que estão indo na mesma direção que você quer ir e compartilham dos mesmos valores. Isso é o que é mostrado no capítulo 11 do livro.

Capítulo 12: O Poder da Sua Própria Rede

No décimo segundo capítulo do livro, existe uma passagem que reflete exatamente o título do capítulo e que transcrevemos aqui:

(…) A empresa fundada por Thomas Edison faria dele um multimilionário (…) O que fez a empresa de Edison tão revolucionária não foi a lâmpada em si, mas o sistema de linhas elétricas e as estações de retransmissão que acendiam as lâmpadas. Foi a rede.

É por isso que Robert Kiyosaki diz que “as pessoas mais ricas do mundo constroem redes. Todas as outras procuram por emprego.” Muitos ainda não perceberam ou não compreenderam o valor do marketing de rede, mas não podemos negar que vivemos na era das redes e quem souber aproveitar essa oportunidade colherá excelentes frutos.

Capítulo 13: Um Negócio Duplicável, Totalmente Escalável

Um dos pontos mais interessantes do marketing de rede, é que ele é totalmente duplicável e escalável. Isso significa que você pode expandir seu negócio de uma forma grandiosa. O que autor comenta nessa capítulo é que existem muitos modelos de negócio, em que você pode sim ganhar muito dinheiro, mas sempre esbarra em uma limitação de tempo, de produção, de vendas, etc. Dentro do modelo de negócios do século XXI, seu papel é convidar, apresentar, acompanhar e treinar pessoas. Em resumo, você e o mensageiro e não a mensagem e isso pode ser feito em larga escala, gerando a duplicação do seu negócio.

Capítulo 14: Habilidades Incomparáveis de Liderança

O marketing de rede molda as pessoas, desenvolvendo nelas, fortes habilidades de liderança. Os grandes líderes do MMN, desenvolvem inúmeras habilidades e talvez as mais interessantes delas sejam: contar histórias (storytelling) e falar em público. Sim, nesse negócio, a capacidade de se comunicar bem, é desenvolvida ao extremo. O empoderamento, a capacitação e a repetição, faz com que grandes líderes surjam dentro dessa indústria.

No décimo quarto capítulo, o autor ainda explica os quatro elementos da liderança: mental, físico, espiritual e emocional. Vale muito a pena ler e entender como cada um deles funciona.

Capítulo 15: Um Mecanismo Para Criação de Riqueza Verdadeira

Nesse capítulo o autor explica a diferença entre ter dinheiro e ter riqueza. Nessa parte do livro ele mostra os quatro passos que seguiu para atingir a tão sonhada liberdade financeira. O capítulo é uma verdadeira aula para se conseguir aposentar cedo e fazer investimentos rentáveis, deixando que apenas os juros e ativos criados comprem os luxos desejados (tais como carros do ano e casas grandes).

Capítulo 16: Os Grandes Sonhos e a Capacidade de Vivenciá-los

Esse capítulo mostra como que dentro do marketing de rede você é incentivado a sonhar, a de fato buscar seus sonhos e acreditar e visualizar que realmente é possível alcançar aquilo que almeja. Nesse trecho do livro, o autor nos apresenta e explica os cinco tipos de sonhadores: os que sonham com o passado, os que sonham pequeno, os que alcançam um sonho e vivem entediados, os que sonham grande, mas não tem um plano e acabam sem nada e os que sonham grande, alcançam seus sonhos e passam a sonhar ainda mais alto.

Capítulo 17: Um Negócio em Que as Mulheres se Destacam

No décimo sétimo capítulo, o autor cita que segundo a Direct Selling Association (Associação de Vendas Diretas), dos 15 milhões de pessoas nos EUA que estão no marketing de rede, cerca de 88% são do sexo feminino. Robert diz que nesse modelo de negócios, a mulher consegue ter autonomia e não precisa ser dependente do marido. Além disso, dentro do marketing de rede, todos têm acesso aos mesmos produtos e planos de compensação. Ou seja, a mulher pode ganhar tão bem ou até mesmo mais do que os homens, uma vez que não há distinção, tal como ainda existe no mercado tradicional de trabalho, infelizmente.

Com tantos pontos positivos, as mulheres se sentem poderosas e veem um futuro repleto de oportunidades, ficando com a autoestima lá no alto. Além de ser uma excelente opção para se ter uma renda extra, o marketing de rede permite que as mulheres construam sua própria riqueza e liberdade financeira.

Capítulo 18: Escolha com Sabedoria

Neste capítulo, o autor nos informa que uma vez tomada a decisão de fazer parte do marketing de rede, é hora de escolhar uma empresa séria e idônea, tendo em vista que existem milhares por aí. Ele alerta que o produto não é a consideração mais importante e reforça que é preciso estar atento e pesquisar para saber se a empresa possui um sistema de treinamento e desenvolvimento de seus consultores/distribuidores. É preciso ainda, verificar quem são as pessoas por trás da empresa e se a mesma conta com produtos de alta qualidade e altamente comercializáveis.

Capítulo 19: O Que é Preciso

Nessa parte do livro, o autor detalha que para uma pessoa trabalhar com o marketing de rede, não é necessário ter diploma e nem escolaridade certa, não precisa ser um “grande vendedor” e muito menos sair do seu trabalho atual. Além disso, não precisa ser rico e nem fazer empréstimos e não precisa ser nenhum gênio em negociação ou em números. Robert diz que é preciso sim, ter atitude, ser honesto consigo mesmo e ter a consciência de que uma organização de distribuidores demanda tempo para ser criada. Por isso, é preciso ter muita paciência, foco e persistência.

Capítulo 20: Viver a Vida

No penúltimo capítulo, o autor fala sobre dinheiro, inteligência financeira e investimentos. Nesse trecho, ainda fala que o marketing de rede pode lhe proporcionar uma vida magnífica e encerra o capítulo citando a fábula da formiga e da cigarra e diz que não somos nenhuma delas, somos seres humanos e podemos compreender os conceitos básicos da riqueza e viver o sucesso, em algum momento do cotidiano.

Capítulo 21: O Negócio do Século XXI

No capítulo final, Robert Kiyosaki encerra o conteúdo do livro dizendo que o marketing de rede é uma oportunidade de negócio genuinamente democrática e é de fato uma forma das pessoas tornarem-se protagonistas de suas próprias vidas, ao invés de lamentar e aceitar a vida que elas têm. No final, diz ainda que esse modelo de negócios é perfeito para pessoas que gostam de ajudar outras pessoas. Pois quanto mais pessoas você ajudar a terem sucesso, maior e melhores serão seus resultados.

Frases do Livro “O Negócio do Século XXI”

Para você que ainda não leu ou para você que leu mas, gostaria de relembrar, selecionamos algumas frases marcantes do livro O Negócio do Século XXI. Aproveite:

O número de pessoas que vivem oficialmente abaixo da linha da pobreza está aumentando rapidamente. O número de pessoas que estão trabalhando além da idade de 65 anos está aumentando.

Dos americanos adultos, 72% prefeririam estar administrando o próprio negócio a serem empregados de alguém e 67% pensam, “com regularidade” ou “constância”, em largar seu emprego.

A febre empreendedora está nas alturas porque, quando a economia desacelera, a atividade empresarial se aquece. Na verdade, o empreendedorismo floresce em tempos de crise.

Romper com as típicas estruturas de trabalho e criar o próprio fluxo de renda coloca você na melhor posição possível para enfrentar uma tempestade econômica, porque você não depende de um chefe ou da economia para determinar sua renda anual. Você é quem a determina.

Se você quer ser rico, terá de se mudar. Você não precisa de um novo emprego, precisa de um novo endereço.

Você não tem de levantar capital para criar seu negócio, porque isso já foi feio para você. Mas você tem de construir seu negócio!

É preciso coragem para descobrir, desenvolver e doar seu talento para o mundo.

Uma das belezas do mundo empresarial do século XXI é que todas as bases de negócios estão prontas para você.

Acabei percebendo que, ainda que o sucesso pessoal seja gratificante, é muito mais gratificante quando você pode ajudar os outros a criarem o próprio sucesso também.

Hoje, o marketing de rede é reconhecido por muitos especialistas e empresários de sucesso como um dos modelos negociais de maior crescimento no mundo.

Uma das belezas do marketing de rede é que ele afasta o véu de mistério e revela a vida no quadrante D.

O marketing de rede é uma escola de negócios do mundo real para as pessoas que querem aprender as habilidades do mundo real de um empreendedor, e não as habilidades de um empregado.

O marketing de rede dá a você a oportunidade de enfrentar seus medos, lidar com eles, superá-los e trazer à tona o vencedor que vive dentro de você.

O marketing de rede não só possibilita uma educação em negócios, como também oferece um mundo totalmente novo de amizades – amigos que estão indo na mesma direção que você e que compartilham os mesmos valores essenciais.

O poder não está no produto, o poder está na rede. Se você quiser ficar rico, a melhor estratégia é encontrar um meio de construir uma rede forte, viável, com possibilidade de crescimento.

A liderança é a força que tudo une. A liderança é o que constrói grandes negócios.

O dinheiro não flui para as empresas com os melhores produtos ou serviços. O dinheiro flui para as empresas com os melhores líderes.

O marketing de rede tende a desenvolver o tipo de líder que influencia outros a serem grandes professores, ensinando a realizarem os sonhos de sua vida.

Riqueza não é a mesma coisa que dinheiro. A riqueza não é medida pelo tamanho da renda, a riqueza é medida em tempo.

Muitas pessoas não conseguem atingir uma grande riqueza em qualquer negócio porque não conseguem reinvestir continuamente no negócio.

O importante é esforçar-se, aprender e dar o melhor de si para desenvolver seu poder pessoal de ser capaz de ter uma mansão –e, claro, a pessoa que você se torna no processo.

O trabalho de apoio, coaching e manutenção de relacionamentos de um patrocinador de rede de marketing para com seus aprendizes da comunidade é o tipo de relacionamento e interação em que as mulheres se destacam.

Se você gostar do que ouviu já a partir da apresentação inicial, invista algum tempo para realmente conhecer as pessoas que fazem o treinamento e formação.

Dez mil horas: faça ás contas. Se você trabalha oito horas por dia, cinco dias por semana, atingirá a marca de 10 mil horas depois de cinco anos de esforço em período integral.

Imóveis, ouro, ações, trabalho duro ou dinheiro não o tornam rico, o que o torna rico é o que você sabe sobre imóveis, ouro, ações, trabalho duro e dinheiro. Em última instância. É sua inteligência financeira que o torna rico.

Por sua própria natureza e design, o marketing de rede é um sistema justo, democrático e socialmente responsável por geração de riqueza.

Download do Resumo do Livro em PDF

Que tal ter o resumo do livro O Negócio do Século XXI em PDF? Assim, você poderá relembrar as principais partes do livro sempre que precisar. Mais do que isso, você poderá enviar o PDF com o resumo do livro para seus prospectos. Ou seja, todas as pessoas para as quais você já apresentou a oportunidade de negócio da empresa de MMN que você representa, poderão ter acesso a uma leitura resumida do livro.

Entre com seu MELHOR e-mail no campo abaixo e baixe gratuitamente o resumo do livro em PDF!

Comprar o Livro

Hoje você teve acesso ao resumo do livro “O Negócio do Século XXI”. Mas, se você é como nós do MMN de Sucesso e não se contenta apenas com a leitura virtual, via artigo ou PDF, recomendamos que você adquira o livro físico através deste link. Você compra pela internet e o livro chega na sua casa. É simples, prático e seguro! Aproveite!

Comprar Livro O Negócio do Século XXI

Temos certeza que você aprenderá muito com os ensinamentos e dicas que Robert Kiyosaki passa nesse livro. Vale à pena comentar que o livro possui pouco mais de 100 páginas e tem uma leitura fácil e agradável.

Após ler o livro, você entenderá que o marketing de rede é estabelecido para tornar possível a qualquer pessoa compartilhar riqueza. Por isso, se você quer ser bem sucedido no MMN, basta ter ímpeto, determinação e perseverança. O marketing de rede é mais do que apenas uma boa ideia, em muitos aspectos, é o modelo de negócio do futuro!