Se você quer enriquecer, certamente terá de mudar alguns conceitos que possa ter sobre o dinheiro e também terá de adotar os hábitos que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm. No livro “Os Segredos da Mente Milionária“, o autor T. Harv Eker traz importantes ensinamentos sobre o dinheiro e explica porque algumas pessoas conseguem acumular riqueza e outras não.

Se você tem dúvidas sobre como ficar rico e está disposto a aprender qual é a linha de pensamento e os hábitos das pessoas mais bem sucedidas do mundo, você está no lugar certo. Lembre-se que sua situação atual não determina sua situação futura. Ainda há tempo de sair da roda dos ratos e conquistar aquilo que você tanto deseja.

Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros, é mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo. (T. Harv Eker)

Princípios Abordados no Livro

T. Harv Eker listou em seu livro “Os Segredos da Mente Milionária” alguns princípios que, segundo ele, são fundamentais para se acumular dinheiro e conquistar liberdade financeira. Confira:

  • Se você não controlar seu dinheiro, provavelmente ele irá controlar você;
  • Mais importante do que a quantidade de dinheiro que você ganha, é a forma como você administra suas finanças;
  • Se você sempre correr atrás do dinheiro, o dinheiro sempre irá correr de você. Em outras palavras, se você tem a necessidade de provar algo para você mesmo ou para outra pessoa, o dinheiro não lhe trará felicidade;
  • Quando você se tornar uma pessoa capacitada, quando sua mente estiver preparada para receber todo dinheiro que puder ganhar, você se tornará maior do que qualquer adversidade;
  • A verdadeira medida da riqueza é o seu patrimônio líquido, por isso você precisa saber como aumentá-lo;
  • Se falta satisfação em sua vida, você pode ter muitos gastos excessivos com coisas que nem queria ou precisava de fato comprar.

No livro, você aprenderá o quão importante é poupar e investir, ao invés de apenas gastar. Aprenderá que não importa o quanto você ganha, existe sempre a possibilidade de reservar uma parcela para poupar.

Poupar Dinheiro

O mais interessante é que você não precisa passar vontade ou se tornar uma pessoa mão de vaca. Na verdade, Harv Eker nos ensina, em um dos trechos do livro, o quanto deve ser destinado para cada coisa. Ou seja, a porcentagem de dinheiro que precisamos poupar, a porcentagem que devemos gastar com necessidades básicas, com instrução financeira e até mesmo a porcentagem que devemos colocar na “Conta da Diversão”, que será o dinheiro destinado para você gastar sem dó nem piedade.

O Seu Modelo de Dinheiro

T. Harv deixa claro em seu livro que a maneira que você enxerga o dinheiro e a forma com que você desenvolve sua mentalidade, fazem total diferença na hora ter sucesso ou de fracassar, ao acumular riqueza. Em outras palavras, o autor comenta que você ganha o quanto sua mentalidade está preparada para ganhar.

Ele cita casos de pessoas que ficaram milionárias da noite para o dia e poucos anos ou até mesmo meses depois, perderam tudo que ganharam, porque não estavam preparadas para ter aquele montante de dinheiro. Porém, em seu livro, ele também cita a história de Donald Trump, um bilionário que perdeu todo seu dinheiro, mas que dois anos depois recuperou tudo que tinha e até conseguiu mais. Harv Eker explica que isso aconteceu porque Trump não perdeu o fator mais importante do seu sucesso: a mente milionária.

Mente Milionária

Você precisa saber como é a sua relação com o dinheiro, pois se você associar o dinheiro ou a falta dele a uma coisa ruim, o dinheiro sempre irá correr de você. T. Harv recomenda que todos nós desenvolvamos o processo de manifestação: P –> S –> A = R:

Pensamentos conduzem a sentimentos.
Sentimentos conduzem a ações.
Ações conduzem a resultados.

Além disso, o autor menciona em seu livro que precisamos programar a nossa mente sobre quanto queremos ganhar. Segundo Harv, nossos rendimentos crescem na mesma medida que nós crescemos.

Arquivos de Riqueza

No livro Os Segredos da Mente Milionária, encontramos a explicação detalhada para cada um dos arquivos de riqueza que o autor enumera. Segundo ele, estes são os dezessete modos de pensar e agir que distinguem os ricos das outras pessoas:

Número 01

As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida.” As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida, as coisas acontecem.”

Coloque uma coisa na sua cabeça: não existe simpatia para ficar rico. Não dependa da sorte, não espere que outras pessoas façam algo por você, não dependa do governo ou de qualquer situação favorável que possa lhe beneficiar. Se você quer mesmo ficar rico, o primeiro passo é saber que você é o único responsável por isso. Milhares de pessoas depositam seu futuro em bilhetes de loteria e até pedem em suas orações para que elas ganhem dinheiro.

Se você não assumir o controle da sua vida, você sempre se colocará no papel de vítima e contará histórias para você mesmo acreditar que não conquistou o que quer, porque alguém ou alguma coisa o atrapalhou. Você sempre encontrará uma justificativa para o seu insucesso. A verdade é que as pessoas que vivem se queixando, acabam se tornando um imã de coisas ruins. Por isso, mude seus pensamentos e tenha claro em sua mente de que você controla sua vida.

Número 02

As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.

Quais são seus maiores sonhos? E quando falamos isso, são aqueles sonhos que realmente parecem impossíveis de ser alcançados. Liste em um papel tudo aquilo que você quer ter e também qual é o valor que você quer ver em sua conta bancária. Se você quer vencer, precisa jogar no ataque a não na defensiva. Portanto, se você quer ter dinheiro, pense em abundância e entre em campo para ganhar.

Número 03

As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.

Se você não estiver realmente comprometido em ser rico, você provavelmente não será. Qual é o tamanho da sua “fome”? Quando perguntamos para uma pessoa se ela gostaria de ser rica, ela prontamente responde: “claro que sim”. Mas, o fato é que querer é uma coisa, comprometer-se e lutar incansavelmente para que isso aconteça, é outra. Muitos querem, mas poucos tomam a decisão de serem verdadeiramente ricos. Para alcançar a riqueza, é preciso tomar a decisão e manter essa decisão tomada, todos os dias da sua vida, até conseguir. O que impede a maioria das pessoas de conseguirem o querem, é o fato de não saberem ao certo, o que elas desejam ter.

Número 04

As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.

Sonhar grande ou sonhar pequeno, dá o mesmo trabalho. Você precisa ter sua mente voltada para conquistar coisas grandiosas. A maioria das pessoas têm medo de pensar grande. Não é difícil encontrar alguém que queira abrir uma academia ou um restaurante. Mas, já é bem mais difícil encontrar pessoas que queiram abrir uma rede de 100 academias ou 100 restaurantes. Sendo bem sincero, o que impede você que quer abrir um negócio, de ter o desejo de não abrir apenas uma unidade, mas sim 100 ou até mesmo 500 lojas físicas?

Pense Grande e Sonhe Alto

Tenha o desejo de ajudar milhares de pessoas, pois no final das contas, quanto mais pessoas você ajudar, mais dinheiro ganhará. E isso se aplica a praticamente todos os negócios. Pensar grande e agir grande permite possuir dinheiro e uma vida com sentido. A escolha é sua!

Número 05

As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.

Onde você tem colocado o seu foco e energia? Nos obstáculos ou nas oportunidades? O problema é grande parte da população fica pensando em tudo aquilo que NÃO quer e esquece de pensar naquilo que realmente quer. Pessoas de mentalidade pobre, ficam pensando a todo momento: “e se isso não der certo… e se eu não conseguir…” enquanto que as pessoas de mentalidade rica, pensam: “e se der certo…”. É simples perceber que você encontrará aquilo que estiver no seu foco. Seja otimista e entre em ação para conquistar o que quer.

Número 06

As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.

É muito comum ver pessoas comentando coisas do tipo: “olha só que cara exibido, desfilando com seu carrão novo” ou então, “só porque é rico, é arrogante”. Saiba que se você tem esse tipo de pensamento, jamais você terá um carrão e jamais será rico. Pois, o seu cérebro associa o fato de ter um carrão a ser exibido e o de ser rico a ser arrogante. A coisa correta a se fazer então, é abençoar aquilo que você deseja ter ou ser.

Tenha uma coisa em sua mente, não é o dinheiro que torna uma pessoa exibida, arrogante ou qualquer outra coisa que você não goste ou não seja boa. O dinheiro apenas potencializa aquilo que a pessoa já é. Portanto, não se permita fazer associações negativas ao dinheiro.

Número 07

As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.

Você conhece aquele frase que diz: “você é a média das 5 pessoas com quem mais passa tempo”? Ela é totalmente verdadeira! Portanto, se você quer ser rico, aproxime-se de pessoas ricas. Frequente ambientes que moldem a sua mentalidade para o sucesso. Esteja rodeado de pessoas prósperas que falam sobre coisas boas e que enxergam um futuro de excelentes oportunidades. Pois, “laranjas podres”, “ladrões de sonho”, enfim, pessoas negativas que reclamam de tudo e de todos, que falam mal da vida alheia e que exaltam frases pessimistas, não te levarão ao lugar que você deseja estar.

Número 08

As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.

Existe uma grande diferença entre ser exibido e saber valorizar a sua imagem. Quem quer ser bem sucedido, precisa aprender a trabalhar seu marketing pessoal, exaltando suas características positivas, a fim de conquistar mais reconhecimento, um melhor posicionamento dentro de uma empresa/organização e até mesmo uma imagem de sucesso, para fechar mais negócios e ganhar mais dinheiro. No mundo dos negócios, você precisa saber “vender seu peixe”. Líderes ganham muito mais dinheiro do que seus seguidores, principalmente porque sabem se autopromoverem.

Número 09

As pessoas ricas são maiores do que seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.

Você é maior ou menor que seus problemas. Um dos princípios de riqueza que T. Harv Eker cita no livro “Os Segredos da Mente Milionária”, é o seguinte: “Se você tem um grande problema, isso quer dizer apenas que está sendo uma pessoa pequena.”. O fato é que todos temos problemas, mas o que difere os vencedores dos perdedores (desistentes), é como eles encaram e lidam com os problemas que possuem.

Número 10

As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.

Você conhece pessoas que dizem assim: “eu não mereço tanto!” ou “eu não mereço tudo isso!”. Moldar sua mente para as coisas que você quer ter, muitas das vezes começa no fato de você se sentir merecedor daquilo. Por exemplo, quando tiver a oportunidade de frequentar uma casa super luxuosa, diga para o Universo: “eu também ter e morar em uma casas destas”. Ou ainda, quando andar em um carro esportivo, pense: “eu mereço ser o dono e dirigir este carro sempre que quiser”.

Viu só? Você precisa exercitar isso em sua cabeça. Precisa tomar posse daquilo que quer ter em sua vida. Crie o hábito de agradecer as bençãos que receber e tire um dia do mês para agradar a você mesmo. Corte o cabelo em um salão bacana, jante em um restaurante chique, alugue um barco ou uma casa na praia e sinta que tudo isso pode ser seu, não apenas por um dia, mas sim, quando você desejar.

Número 11

As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.

A maioria das pessoas busca por estabilidade. Busca por um salário fixo, algo que seja certeiro e que ela possa contar. Não há nada de errado em buscar um holerite fixo, um salário no final do mês. Mas, o problema é que as pessoas não conseguem realizar todos os seus sonhos com aquilo que ganham. Ou, pior ainda: mal conseguem sobreviver com os rendimentos que possuem.

As pessoas mais ricas do mundo, entenderam que lucro é melhor do que salário e não colocam um teto em seus rendimentos. Sabem que quanto mais trabalharem, mais se dedicarem em seus projetos, mais dinheiro poderão ganhar. Ou seja, elas preferem ser remuneradas pelos resultados que alcançam e não pelo tempo trabalhado. Quem deseja trabalhar apenas de segunda à sexta, das 09 às 18h, dentro de uma empresa ou para uma pessoa, provavelmente terá muita dificuldade em enriquecer.

Número 12

As pessoas ricas pensam “Posso ter as duas coisas.” As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra.”

Você já parou para pensar porque você deve ter apenas uma coisa OU outra, sendo que você pode ter as duas? Pessoas com mentalidade rica nunca enfrentam o dilema de ter uma coisa ou outra, elas sempre se perguntam como podem ter as duas. Se você é mulher, talvez já tenha passado pela seguinte situação: “não sei se levo a bolsa clara ou a escura”. Por que não ter as duas?

Nesse arquivo de riqueza, o autor T. Harv Eker quer nos mostrar a importância que o dinheiro tem em nossa vida. Se uma pessoa gosta de duas coisas e não compra as duas, é porque o dinheiro, ou melhor, a falta dele, impediu com que a pessoa adquirisse tudo que queria. Você provavelmente já ouviu alguém dizendo: “sou pobre, mas sou feliz!”. A pergunta que fica é: por que não ser rico e ser feliz? Você pode ter os dois. Ambos são importantes para sua vida. Uma pessoa que é rica, em todos os sentidos dessa palavra, entende que as duas coisas são indispensáveis. Da mesma forma como precisamos de dois braços e duas pernas, necessitamos de dinheiro e felicidade.

Número 13

As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.

Mais importante do quanto se ganha por mês, é o quanto a pessoa tem acumulado em patrimônio líquido. As pessoas ricas se preocupam em acumular bens que no futuro podem ser liquidados, ou seja, convertidos em dinheiro. Basicamente, existe dois tipos de rendimentos: ativos e passivos. Renda ativa é aquela que a pessoa ganha em troca de seu trabalho, como por exemplo o salário ou lucro de um negócio própria. Já a renda passiva, é aquela que a pessoa ganha sem trabalhar, como o dinheiro recebido de um aluguel de um imóvel, por exemplo.

Muitas pessoas têm dificuldade de acumular riqueza, pois não entendem que para isso precisam focar no patrimônio líquido. O mais normal é que uma pessoa compre mais coisas que não lhe trarão renda residual, a medida que começam a ganhar mais dinheiro. Ou seja, mais dinheiro se torna sinônimo de mais roupas, mais carros (ou carros mais caros), casas maiores, e por aí vai. Dessa forma, acabam não pensando em acumular bens que possam trazer renda passiva.

Número 14

As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.

Tão importante quanto ganhar dinheiro, é saber administrá-lo. De forma geral, o brasileiro tem uma educação financeira muito ruim. Não sabe controlar seus ganhos, paga multas por atrasos em contas e juros altíssimos no cartão de crédito, por achar normal não pagar uma fatura à vista. Além disso, não sabem fazer um simples fluxo de receitas versus despesas e quando chega o final do mês, vê que o dinheiro não sobrou e, pior do que isso, não sabe nem onde o capital foi investido.

Administrar o Dinheiro

As pessoas costumam argumentar que, por não terem tanto dinheiro, não precisam nem controlá-lo. Pois, o dinheiro que elas tem vai todo para as contas. É aí que mora o perigo. Você não deve esperar ter muito dinheiro para saber cuidar dele. No final das contas, não importa quanto você ganha e sim com o que você gasta. Portanto, não espere ter muito dinheiro para somente então começar a administrar suas despesas. Esse é o maior erro que você pode cometer!

Número 15

As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.

Nesse ponto do livro, o autor é direto: “a ideia de que é necessário trabalhar duro durante toda a vida para ficar rico é besteira.” O rico sabe que é necessário um esforço temporário para conquistar uma condição que irá lhe gerar renda pelo resto da vida. Ele entende que grande parte do dinheiro conquistado, será o responsável por gerar sua riqueza. Ou seja, os ricos colocam o dinheiro para trabalhar por eles.

O autor cita o marketing de rede como um excelente veículo para fazer com que o dinheiro trabalhe por você. Uma vez que o MMN não exige um investimento inicial muito alto, qualquer pessoa pode iniciar essa atividade, até mesmo em paralelo com sua atividade principal, construindo um mercado de consumo e venda de produtos, que no futuro irá lhe gerar uma renda residual constante. Ou seja, a pessoa se dedica de forma profissional, de maneira consistente e séria, por um período de 2 a 5 anos, e usufrui de rendimentos residuais pelos anos seguintes.

Número 16

As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.

Muitas vezes, as pessoas tem vontade e desejo de enriquecer, mas acabam ficando paralisadas na hora de agir. O que costuma causar esse bloqueio é o medo. No arquivo de riqueza número 16, T. Harv Eker nos ensina: “A ação é a ponte entre o mundo interior e o mundo exterior”. Portanto, você precisa agir, apesar do medo de fracassar, do medo de não se julgar capaz, etc. Enfim, você deve superar o medo que o impede de alcançar aquilo que você quer.

Em outra passagem, o autor de “Os Segredos da Mente Milionária” diz: “Se você só estiver disposto a realizar o que é fácil, a vida será difícil. Mas, se concordar em fazer o que é difícil, a vida será fácil.” Saia de sua zona de conforto e enfrente os desafios!

Número 17

As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.

Você já ouviu aquela frase que diz: “quem não senta para aprender, nunca ficará em pé para ensinar.”? Pois é! Você precisa ter humildade e reconhecer que ainda não sabe o bastante. Se você for a pessoa mais inteligente da mesa, certamente está sentado na mesa errado. Pessoas de mentalidade rica, estão sempre em busca de conhecimento, sempre procurando aprender algo novo ou aprimorar as competências e habilidades que já possuem.

Conclusões Sobre o Livro

Este foi apenas um resumo do livro Os Segredos da Mente Milionária. Para aprender tudo sobre o dinheiro e como transformar sua mente em uma mente milionária, você precisa adquirir o livro. A leitura é agradável e o livro é bem fininho, são pouco mais de 140 páginas.

Os Segredos da Mente Milionária

Millionaire Mind Intensive Brasil

Em Novembro deste ano, os brasileiros tiveram a oportunidade de vivenciar os ensinamentos compartilhados no livro, em um super treinamento de 3 dias! O evento Millionaire Mind Intensive, ou simplesmente MMI Brasil, foi realizado nas cidades do Rio de Janeiro e também em São Paulo.

A maior formação de milionários do mundo veio ao Brasil para mostrar a você como fazer parte do 1% da população que se torna verdadeiramente rica, sem mágicas, sem truques sem promessas improváveis. Você estará imerso em uma atmosfera que irá te proporcionar muito conhecimento, prática e sessões de networking. Provavelmente, no próximo ano, teremos uma nova edição. Esperamos que aproveite essa oportunidade. Lembre-se que sua realidade presente, não determina sua realidade futura. Você pode conquistar o que quiser! A escolha está em suas mãos!