Dizem que o segredo do sucesso não existe. Porém, existem padrões que podem ser estudados e analisados para que pessoas comuns atinjam os mesmos resultados de quem já chegou ao topo. Por isso, hoje vamos contar a história de Pablo Paucar, um gigante do MMN, que desde cedo aprendeu a importância de desenvolver sua mentalidade e que encontrou no marketing de rede, uma excelente opção para criar uma renda residual que permitiu com que ele atingisse sua total liberdade financeira.

História de Pablo Paucar

O equatoriano Pablo Paucar considera que sua carreira empreendedora teve início quando ele tinha apenas 17 anos de idade e estava procurando uma maneira de conseguir algum dinheiro para sair com seus amigos. A primeira grande motivação de Pablo foi ter dinheiro para poder abastecer o carro. Desde pequeno ele sempre correu atrás do que queria e chegou a vender papelão para juntar dinheiro para poder viajar para praia.

Em resumo, Pablo entendeu que tudo dependia de seus esforços. Seu primeiro grande empreendimento foi no setor alimentício. Ele tinha um amigo cujo pai possuía uma fazenda de produtos lácteos (queijos, iogurtes e outras coisas). A partir daí, Pablo conversou com alguns de seus vizinhos e identificou que eles gostaria de receber tais produtos no conforto de suas casas, a fim de evitar longas filas em supermercados.

Nesse momento, Pablo Paucar nos fornece um grande ensinamento sobre mentalidade: ele diz que nossa mente sempre tentará fugir da “dor” e buscará o prazer e a comodidade. Em nosso exemplo, a “dor” para os vizinhos de Pablo, era ter de enfrentar longas filas para comprar os produtos lácteos e o “prazer” era poder receber tais produtos em casa. Portanto, sempre que quiser vender algo ou alguma ideia para alguém, evite falar dos ingredientes ou das características e foque seu discurso nos benefícios que a pessoa terá.

Mentalidade de Pablo Paucar

Quando Pablo conseguiu mostrar o verdadeiro benefício às pessoas, fez com que todo o bairro comprasse os queijos que ele fornecia. Além disso, ele levava o iogurte para vender para seus amigos de escola e dizia que tal produto era muito mais saudável que o refrigerante vendido na cantina, que por sinal ficava no último bloco da escola. Dessa forma, ele oferecia algo mais saudável e que já estava ali, à pronta entrega para a pessoa. Ou seja, ele conseguiu mostrar o benefício de seu produto. Sem saber, Pablo estava iniciando uma atividade que iria gerar muito dinheiro em sua vida. Desde muito cedo, Pablo entendeu que o sucesso não acontece por acaso. Ele decidiu traçar seu próprio destino e escrever uma história gloriosa.

Pablo Paucar e o Marketing de Rede

A história de Paucar no marketing de rede começou quando ele viu uma anúncio em um jornal sobre uma reunião que aconteceria em breve. Tal anúncio foi escrito de uma forma tão interessante que aguçou a curiosidade dele. Por esse motivo, ele resolveu comparecer no local informado, para entender de fato do que aquele anúncio se tratava. Foi nesse evento que Pablo conheceu o doutor Eduardo Salazar, que no futuro viria a se tornar seu mentor.

A apresentação de Eduardo Salazar encantou Paucar, que saiu da reunião com uma ideia fixa na cabeça: ele queria se cadastrar junto à empresa que Eduardo fazia parte. No entanto, na época o cadastro tinha o valor de 120 dólares e mesmo com o dinheiro que ganhava vendendo queijos, ele não tinha tal valor guardado e reservado para uma ocasião como essa. Foi nesse momento que Pablo entendeu o quão importante é poupar dinheiro, mesmo ganhando pouco, para poder aproveitar as oportunidades que a vida lhe traz.

Paucar nos ensina que antes de escolhermos uma empresa de marketing multinivel, devemos estudá-la, analisar o segmento de mercado, os produtos, a liderança da empresa, sua história e seus valores, o plano de marketing, as referências ou reputação. Ele diz que se tudo estiver OK, não existe motivo para ter medo de investir.

No momento em que foi apresentado à oportunidade de distribuir os produtos de uma empresa de marketing multinivel, Paucar ficou extremamente motivado, pois viu que a margem de lucro com a venda de tais produtos era muito boa, muito melhor do que a venda dos queijos lhe rendia. Ele também ficou empolgado, pois sabia que poderia vender para aquelas pessoas que já eram seus clientes. Afinal de contas, é muito mais fácil vender algo para alguém que já é um cliente seu, do que conquistar um novo cliente.

Mesmo sem ter o dinheiro para fazer o investimento inicial e começar a vender os produtos da empresa de marketing de rede que tanto gostou, Pablo sabia que de uma forma ou de outra conseguiria realizar seu desejo. Quando ele voltou para a casa de sua mãe, encontrou um cheque que seu pai, que já não morava mais com eles, havia deixado para sua família. E adivinhe qual era o valor do cheque? 120 dólares! A exata quantia que Pablo precisava para começar. Ele não pensou duas vezes e fez sua inscrição junto à empresa em que Eduardo Salazar participava.

Logo no início de sua trajetória no marketing de rede, Pablo já conseguiu alcançar bons resultados com as vendas. Como ele sabia que seus colegas de aula recebiam mesada, tratou logo de abordá-los para dizer que ele estava fazendo um bom dinheiro com uma empresa de multinivel americana que havia chegado em seu país. Usando o gatilho mental da curiosidade, Paucar conseguiu deixar seus amigos curiosos a respeito do negócio e conseguiu levá-los até uma apresentação do plano de marketing de tal empresa. Resumindo a história, nos primeiros 30 dias de negócio, Pablo conseguiu trazer 20 amigos para sua rede de distribuidores e se tornou o TOP recrutador da empresa naquele mês.

Sucesso em Vendas

O resultado rápido e expressivo de Pablo Paucar, despertou a atenção de Eduardo Salazar, que a partir daí decidiu acompanhar de perto os passos daquele jovem de 18 anos, que não tinha se quer o segundo grau completo. No segundo mês de negócio, Pablo recebeu seu primeiro cheque de bônus e ficou muito orgulhoso do trabalho que havia realizado. No terceiro mês, ele tomou a decisão de participar de um evento fora de seu país. Ele sabia que o investimento seria bem alto, mas entendeu que o treinamento seria fundamental para sua capacitação. Aqui, precisamos abrir um parênteses sobre o marketing multinivel: antes de TER, você precisa SER. Ou seja, quando você se capacitar, se desenvolver e adquirir as habilidades e competências de um profissional do marketing de rede, aí sim, você terá grandes cheques de bônus.

Quando Pablo voltou daquele evento, ele estava mais confiante no modelo de negócios e em si mesmo. Foi a partir daqueles treinamentos que ele se tornou mais compromissado em liderar e inspirar sua equipe. Para resumir sua história, no final do seu primeiro ano no marketing multinivel, Pablo já estava ganhando um bom dinheiro e estava expandindo seu negócio para outras cidades. Porém, o sucesso subiu à cabeça e ele começou a gastar mais do que ganhava, fazendo inúmeras dívidas em seus cartões de crédito. Para agravar a situação, seu país entrou em crise e ele acabou perdendo mais de 90% do mercado que havia construído.

Lição de Vida

Assim que Pablo “quebrou” pela primeira vez, ele entendeu uma importante lição de vida: nunca devemos mudar drasticamente nosso estilo de vida. Essa é uma dica fundamental para quem trabalha com o marketing de rede. Muitas pessoas em nosso mercado, mal começam a atingir patamares maiores dentro da empresa, ganhar um pouco mais de dinheiro e já trocam o carro, compram relógios caríssimos, mudam-se para uma casa maior, enfim, passam a viver uma vida muito mais cara. A recomendação de Paucar é que você faça reservas financeiras e continue vivendo próximo do padrão de vida que você tinha. Ele nos aconselha que no início do crescimento, devemos guardar a maior parte do dinheiro, para fazer futuros investimentos e cobrir gastos não esperados. Em outras palavras, se você quer aprender o segredo de como ficar rico, terá de aprender a poupar.

Pablo reforça ainda que existem duas formas de aprendermos uma lição: a primeira delas é através de nossas próprias experiências, ou seja, coisas que fizemos e vimos na prática que os resultados foram negativos e indesejados. Já a segunda forma de aprendizado, é quando aprendemos uma lição através dos erros de outras pessoas. Certamente, essa é a melhor forma de aprender, pois você não precisa vivenciar a experiência para saber que ela não será boa. Por exemplo, você não precisa fumar por 40 anos para ver se desenvolverá um câncer de pulmão. Basta ir até um hospital e ver como está alguém que fumou por 40 anos.

Dentro do marketing multinivel, você também não precisa vivenciar todos os erros que seus uplines vivenciaram. Você não precisa gastar mais do que ganha, não precisa tentar fazer as coisas do seu jeito. Basta seguir os conselhos daquelas que já atingiram o sucesso, aprender com os erros deles e evitar frustrações.

A Volta Por Cima

A partir do momento em que Pablo Paucar identificou que ele mesmo não soube gerenciar seus ganhos, que ele foi o único responsável por sua própria queda, ele teve de aplicar uma mudança de mentalidade, teve que poupar e economizar mais dinheiro para poder reinvestir em seu próprio negócio. Por vários anos seguintes, ele voltou a viver de maneira mais simples, sem fazer extravagâncias. Além de trabalhar dobrado, Pablo passou a pagar tudo a vista e a controlar seus gastos.

Mesmo quando a economia de seu país sofreu uma de suas piores crises, Paucar não desistiu de seu sonho, de ser um dos gigantes do MMN. Para fazer o possível e o impossível para seguir em frente, ele decidiu mudar-se para o Brasil. Aqui em nossas terras, Pablo se instalou em Curitiba e decidiu que iria recomeçar seu negócio ali. Porém, os negócios iniciais não foram como ele havia imaginado.

A dificuldade com a nossa língua, com o clima frio de Curitiba e com as vendas foram grandes barreiras iniciais. Mas, ao ouvir repetidamente, todos os dias, os áudios de mentalidade de Eduardo Salazar, Pablo começou a moldar sua mentalidade para o sucesso. Ele sabia que tudo aquilo que ele passaria, era apenas uma fase, um estágio temporário e necessário, antes dele se tornar a pessoa que desejava ser. E é assim que Paucar nos deixa uma de suas maiores lições:

Se você tiver claro o seu motivo, não importa o que tem que ser feito, você irá fazer com entusiasmo. Agora, se você simplesmente acordar cedo para pagar o aluguel no final do mês, seu olho não irá brilhar e isso é perigoso. Você se tornará um zumbi, que acorda, trabalha, volta para casa, dorme e não sabe o porquê disso tudo. Sua vida carece de sentido, de propósito. (Pablo Paucar)

Uma vez que Pablo configurou sua mente para o sucesso, atingir o topo dentro do marketing multinivel e viver a vida que ele sempre sonhou, foi uma consequência de seu próprio desenvolvimento mental e pessoal.

Esperamos que a história de Pablo Paucar sirva de inspiração para que você possa desenvolver sua mentalidade, pois isso certamente contribuirá para o seu sucesso dentro do marketing de rede.