Se você deseja construir uma grande organização, que seja sólida, estável e que cresça ao longo do tempo, você deverá dominar a arte de recrutar pessoas em marketing multinivel e passar à frente as técnicas de recrutamento que aprenderá aqui no MMN de Sucesso!

Quando alguém nos apresenta uma oportunidade de negócios dentro do marketing de rede, essa pessoa está duplicando a ideia que lhe foi apresentada em algum momento, ou seja, está exercitando uma das bases do MMN, que é o recrutamento de novos consultores/distribuidores para a equipe.

Por Que é Tão Importante Recrutar Pessoas?

Antes de falarmos sobre como recrutar pessoas para marketing multinivel, precisamos entender porque isso é tão importante. O fato é que não existe marketing multinivel se não houver recrutamento. Na maioria dos casos, uma empresa que trabalha com marketing de rede, prefere investir parte do seu faturamento em bons pagamentos de bônus (comissão) para seus consultores, ao invés de investir em publicidade massiva na mídia. Dessa forma, esse consultor/distribuidor independente é o responsável por criar mercado para a empresa, recrutando novas pessoas para sua organização.

Recrutar Pessoas MMN

Como já mencionamos acima, se você deseja criar uma grande organização, com um mercado de consumo e venda de produtos a nível nacional e até mesmo internacional, você terá de recrutar pessoas. Além de ser uma forma de fazer seu negócio crescer, uma vez que quanto mais pessoas forem recrutadas, maior sua organização fica, o recrutamento é também uma forma de “seleção natural” de líderes, pois assim como em tudo na vida, a todo momento existem pessoas iniciando uma nova atividade, um novo trabalho, um novo plano B, assim como existem pessoas desistindo dessas mesmas coisas. Portanto, ao recrutar pessoas novas, sua organização compensa a natural taxa de abandono, garantindo o crescimento ao longo do tempo.

Para que o entendimento seja mais simples, você precisa entender que sua rede é como se fosse uma caixa d’água. Existe água entrando e água saindo. Se não quiser que sua caixa fique seca, deve entrar mais água do que sair. Na sua rede de MMN é a mesma coisa, muitas pessoas vão chegar e também muitas pessoas irão sair. Por isso, o recrutamento constante é que o ajudará a alavancar seu negócio.

Se você já tem algum tempo do marketing de rede, já deve ter ouvido que a liderança precisa vir pelo exemplo, que o que você faz, fala mais alto do que aquilo que você fala. Ao recrutar novas pessoas diretamente para você, ou seja, abrir novas linhas, você inspira sua rede, promovendo que essa deve ser uma ação contínua e que a lateralidade coloca a rede de fato sob seu controle, sendo você o único responsável por encontrar pessoas que estão verdadeiramente comprometidas com o sucesso.

Recrutamento é a Chave do Crescimento

Os maiores líderes do marketing de rede trabalham em “alta velocidade”. Isso significa que no começo do trabalho, eles se dedicam muito ao recrutamento e de todas as pessoas que eles trazem para o negócio, escolhem os mais comprometidos em fazer a expansão de mercado e se juntam a eles com o intuito de crescer rápido. A alavancagem no MMN está intimamente relacionada ao recrutamento de toda rede.

Crescimento no MMN

Uma vez que a pessoa traz várias outras para o negócio, ela começa a se sentir responsável pela equipe que está criando, entende que existem pessoas que estão se espelhando nela. Isso faz com que ela queira participar dos eventos e treinamentos para que a sua equipe também vá. Isso gera comprometimento, desenvolve liderança e acelera o crescimento.

Apenas Recrutar Pessoas é o Suficiente?

Antes de falarmos propriamente sobre como recrutar pessoas para marketing multinivel, é muito importante que você entenda perfeitamente, que o recrutamento é sim importante, mas que não basta apenas recrutar pessoas, você precisa mantê-las no negócio, através de uma boa taxa de retenção em sua rede.

Muitas pessoas que iniciam um negócio de MMN, ficam tão preocupadas em trazer novos parceiros para o negócio, que se esquecem de “cuidar” daqueles que já entraram. Dessa forma, se vêem em uma cansativa rotina de recrutamento mês após mês, uma vez que pessoas que não recebem instruções corretas quando entram ou não se conectam a um sistema de eventos e treinamentos, muitas vezes acabam desistindo do negócio. Portanto, não tenha como foco ser apenas um recrutador, mas sim um líder completo, um verdadeiro profissional de marketing multinivel.

Como Recrutar Pessoas para Marketing Multinivel

Existem alguns pontos que você precisa entender e dominar para conseguir recrutar pessoas para seu negócio de marketing de rede. Para que você não seja aquele cara chato que quer convencer todo mundo que sua empresa de MMN é a melhor opção da vida deles, é importante compreender que você está buscando por pessoas que estão buscando por algo e que o seu papel não é empurrar nada e muito menos vencer alguém pelo cansaço.

Ao trabalhar como um profissional, você obterá resultados profissionais. Por isso, detalhes podem fazer total diferença. Confira os pontos abaixos que devem ser muito bem observados por aqueles que desejam ter sucesso ao recrutar um novo parceiro para o negócio:

  • Controle sua ansiedade: não confunda velocidade com desespero. Grandes líderes do MMN gostam de trabalhar de forma massiva e com alta velocidade, mas muitas pessoas confundem isso e acabam por “queimar” a maioria de seus contatos, ao falar desesperadamente do plano de carreira da empresa que participa;
  • Capacite-se: antes de sair recrutando feito um louco, leia os livros de marketing multinivel recomendados pelos seus líderes, entenda como funciona o plano de sua empresa e os benefícios dos produtos que você representa;
  • Mantenha a postura e o entusiasmo: se você vai levar uma oportunidade de negócio para alguém, você precisa agir com profissionalismo, ter postura, preocupar-se com seu marketing pessoal e transmitir com conhecimento, a visão do negócio e os benefícios que a pessoa terá ao ser seu parceiro de negócio;
  • Não venda uma ilusão: muitas pessoas que entram para o MMN, saem falando para os amigos e conhecidos que se eles entrarem, irão ficar milionários, ganhar carros, prêmios e viagens e terão a vida dos sonhos. Nós sabemos que sim, isso é completamente possível dentro do marketing de rede. Mas, no momento do recrutamento, esse não precisa ser o foco. Aliás, isso pode até espantar as pessoas mais céticas;
  • Respeite a opinião e o momento das pessoas: como mencionamos anteriormente, seu papel não é convencer ninguém a entrar no negócio com você. Nunca discuta, nunca falte com respeito e muito menos, nunca humilhe uma pessoa que não deseja fazer parte do seu negócio MMN neste momento. Se você tratar as pessoas com respeito, elas poderão no futuro, tomar a decisão de fazer parte do seu time. Sua função é compartilhar a oportunidade, os produtos e fazer o acompanhamento ao longo dos dias e meses subsequentes.

Outro ponto que você precisa ficar atento, é que para cada tipo de pessoa, você deverá utilizar uma abordagem diferente. É como dizem por aí: “para cada tipo de peixe, um tipo de isca”. Dependendo da empresa de marketing multinivel que você faz parte, você encontrará pessoas mais focadas em fazer uma renda extra através das vendas dos produtos, outros irão querer apenas entrar para consumir produtos a um preço mais acessível, enquanto que outros terão a visão grandiosa do negócio, trabalhando para construir uma rede de consumo e venda de produtos.

Por isso, é muito importante você utilizar uma técnica de PNL chamada “rapport”, para entrar em sintonia com a pessoa que será apresentada a sua oportunidade de negócio. Dessa forma, você conseguirá identificar o que ela almeja e poderá conduzi-la para o caminho correto. Faça isso e conseguirá recrutar mais pessoas!

Rapport

Técnicas de Recrutamento no Marketing Multinivel

Cada liderança indica suas próprias estratégias, mas existem algumas técnicas de recrutamento que podem ser aplicadas em qualquer empresa. As mais comuns são:

  • Recrutamento 1×1:
  • essa técnica consiste em você apresentar a oportunidade do seu negócio MMN diretamente para outra pessoa. É recomendado que você utilize esse modelo com seus contatos diretos, pessoas com as quais você já convive e já tem uma certa intimidade. Preocupe-se em passar o essencial e não fique preso a detalhes durante a apresentação. Em resumo, fale com entusiasmo, seja objetivo e firme;

  • Recrutamento 2×1:
  • essa técnica é voltada para quem ainda não tem tanta confiança em compartilhar a oportunidade do seu negócio MMN sozinho ou para aqueles que querem apresentar o plano de negócios para alguém que eles não tem tanta intimidade. O recrutamento 2×1 é formado por você, seu patrocinador ou alguém da sua linha ascendente e o seu prospecto (pessoa que irá ser apresentada ao negócio);

  • Recrutamento em Coquetel de Negócios: a estratégia do coquetel é muito interessante para alavancar o negócio com apresentações caseiras. Nesse modelo de recrutamento, o consultor convida algumas pessoas próximas a ele para um coquetel de negócios em sua casa. Na oportunidade, alguém de sua linha ascendente estará junto para fazer a apresentação dos produtos e do negócio para os convidados;
  • Recrutamento em Grandes Apresentações: essa técnica consiste em você levar seus convidados em apresentações de negócios maiores, as quais geralmente são realizadas em hotéis, salas comerciais ou salões de eventos. Nesse modelo, geralmente um líder com grande resultado dentro do negócio, é o responsável por compartilhar a oportunidade;

Mais importante do que conhecer as estratégias e técnicas de recrutamento, é entrar de fato em ação. Só recruta, quem apresenta o plano de negócios. Se você acha que não fala bem, que não sabe fazer o negócio, que sua taxa de conversão não é boa, compense tudo isso com números. Sim, com quanto mais pessoas você falar, com quanto mais pessoas você compartilhar os produtos e a oportunidade do negócio, mais pessoas você conseguirá recrutar. Lembre-se, nós estamos procupando por pessoas que estão procurando por algo e só há uma maneira de descobrir isso: falando com as pessoas.

Desejamos que você tenha muito sucesso e que esse conteúdo ajude você a atingir o próximo nível!